Estudante da URCA é aprovada em 1º lugar no mestrado em História da UFC
20 de dezembro de 2019 - 15:09

A estudante Maria Leopoldina Dantas Máximo, do curso de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi aprovada em 1º lugar no Programa de Pós-Graduação em História Cultural, da Universidade Federal do Ceará (UFC), no último dia 12. Leopoldina Dantas irá desenvolver um projeto vinculado a linha de pesquisa “História e Poder”, que estuda as práticas culturais que se constituem na vivência das relações sociais.
De acordo com a Leopoldina Dantas, trabalhar com cultura e poder envolve um esforço de estudar a historicidade de instituições, organizações, valores, costumes, crenças, normas, expectativas, tradições, ideias, conceitos, ideais e sensibilidades que se configuram nas mudanças e permanências da vida social.
Durante o curso de pós-graduação, a estudante irá atuar no projeto de pesquisa “Cartografia e Poder: o Atlas do Império do Brazil e a projeção intelectualizada do território Nacional por Candido Mendes de Almeida (1868 – 1871)”, o qual consiste em estudar o Atlas do Imperio do Brazil, publicado em 1868 pelo político, escritor e advogado maranhense Candido Mendes de Almeida.
Leopoldina Dantas relatou sobre seus planos para o futuro. “Pretendo me dedicar a pesquisa que vai ser desenvolvida no mestrado, procurando absorver o máximo de aprendizados”, disse.
A discente falou sobre a relevância da conquista para sua vida profissional. “É interessante porque durante a graduação a pesquisa me chamou muito atenção e se tornou algo que eu realmente gosto de fazer, então seguir para a parte da pesquisa é muito bom, o que torna a aprovação importante para minha formação como professora”, relatou.
No período da graduação, a discente foi bolsista de iniciação cientifica dos projetos: “Ceará de Papel: cartografias, computadores e pesquisa histórica” e “A Estrada de Ferro de Baturité e a Produção Cartográfica no Ceará: a invenção de um território moderno no final do século XIX”, financiados pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), orientados pela professora Dr. Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez Reis. Além de atuar no Departamento de Tecnologia da Informação da URCA, como bolsista de estágio extracurricular.
A estudante finalizou a entrevista deixando uma mensagem para os discentes da Instituição. “É relevante destacar a importância das bolsas de iniciação cientifica dentro da universidade, para que os alunos tenham a oportunidade de participar, e tentem aprender com os professores que orientam os projetos e dão suporte, além de procurar aproveitar os anos na graduação pra consegui participar de evento, mesmo que não esteja vinculado a nenhuma bolsa”, falou.