Unidade Descentralizada de Iguatu debate implantação do Núcleo de Prática Jurídica da URCA, na região Centro-Sul do Estado
16 de setembro de 2015 - 17:15

O Curso de Direito da Unidade Descentralizada de Iguatu realizou no Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira, neste dia 15 de setembro, terça-feira, o I Seminário Temático sobre o Núcleo de Prática Jurídica, objetivando a implantação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) no Campus Multiinstitucional. Foi um dia intenso de atividades que iniciou às 08 horas, com Palestra sobre a Prática Forense com os Professores do Curso de Direito da Unidade, Helmo Meneses e Wesley Monteiro.
Às 10 horas, foi a vez do Juiz de Direito Titular do Juizado Especial da Comarca de Iguatu, Dr. Ricardo Alexandre, ministrar Palestra sobre a Responsabilidade Processual. No período da tarde, a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da URCA, em Crato, Professora Cileide Araújo, e o Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Paraíso, marcaram presença em uma Mesa-Redonda discutindo as experiências da Prática Jurídica na Região do Cariri e o trabalho realizado pelas Instituições de Ensino Superior da Região nesta área.
Marcaram presença durante todo o evento que foi destinado às Turmas de Estágio do 7º ao 10º Semestre do Curso de Direito, o Diretor Geral da URCA em Iguatu, Prof. José Ivo Ferreira, representando o Reitor, Professor Patrício Melo, a Coordenadora do Curso de Direito, Professora Elizabeth Rodrigues, o Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Professor Helmo Robério, juntamente com o Professor Wesley Monteiro, que estão à frente dos trabalhos de implantação do NPJ no Campus Multiinstitucional, e, também, os Professores de Estágio em Direito, Gabrielly Araújo, Iasmine Saraiva, Daniel Brito, Petrúcio Monteiro e Augusto César. O Centro Acadêmico do Curso de Direito esteve representado pelos discentes Leonardo Jalles e Filipe Costa.
O Professor Ivo Ferreira fez questão de ressaltar a importância da implantação do NPJ da URCA, no Campus Multiinstitucional, e do Seminário como ferramenta de preparação para as atividades que serão retomadas em um espaço adequado para o estágio em Direito e para o atendimento jurídico à população iguatuense, que não tem condições financeiras de constituir advogado para patrocinar a sua defesa. “Estamos de fato em um momento histórico de consolidação de nossas conquistas. O Núcleo de Prática Jurídica insere-se neste cenário como relevante ferramenta de extensão de nossa Universidade, de aproximação com a Comunidade e de prestação de serviço aos mais carentes. Estamos cumprindo o nosso dever de proporcionar ensino jurídico de qualidade aliado à promoção do acesso à justiça”, frisou o Diretor.
O Núcleo de Pratica Jurídica da URCA iniciará as suas atividades no Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira, no próximo dia 28 de Setembro, às 9 horas, momento em que acontecerá a solenidade de Instalação. Durante os próximos dias, os professores de Estágio acompanhados de discentes das Turmas da Prática Jurídica estarão nas rádios e órgãos da imprensa locais para a divulgação das atividades do Núcleo.