Abertas inscrições para Projeto Tutoria em Língua portuguesa e Matemática para universitários

4 de outubro de 2021 - 10:48

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará/Crede/Sefor realiza inscrições para seleção de tutores para iniciativa foco na aprendizagem vinculada ao programa de bolsas de monitoria e de tutoria no âmbito das escolas da rede estadual de ensino. Na área da CREDE 18, estão sendo destinadas vagas para a EEMTI Juvêncio Barreto, em Crato, com 20 vagas; EEM de Campos Sales, com 22 vagas; e EEM Patativa do Assaré, com 22 vagas destinadas.

As inscrições e a realização de processo seletivo para tutores, com perfil de liderança e com habilidades para realizar atividades presenciais nas escolas da rede pública estadual, serão voltadas para a realização de ações pedagógicas que visem ao fortalecimento, recuperação das aprendizagens e elevação do desempenho acadêmico dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

A pandemia trouxe impactos para a aprendizagem das/os estudantes cearenses, gerando perdas que precisam ser mapeadas. Quando as escolas reabrirem para as aulas presenciais, muitos retornarão com níveis diferentes de conhecimento e habilidades. Portanto, recuperar essas lacunas de aprendizagem é fundamental para que a escola possa planejar, efetivamente, os próximos passos.

Nesse sentido, o Foco na Aprendizagem, por meio da seleção de tutores, visa fortalecer os processos de ensino e aprendizagem das/os estudantes, utilizando a avaliação diagnóstica e formativa, articulada ao uso de material estruturado de Língua Portuguesa e Matemática para o desenvolvimento integral das/os estudantes.
O candidato selecionado receberá uma bolsa no valor mensal de R$350,00, durante 3 meses, com carga horária de 12 horas de aulas por semana a serem cumpridas no turno em que a/o candidata/o selecionada/o não estiver em atividade na universidade.

O tutor deverá desenvolver atividades presenciais semanais na unidade escolar que foi selecionado, voltadas para o fortalecimento e recuperação das aprendizagens das/os estudantes, de acordo com a Lei nº 15.190, de 19 de julho de 2012, alterada pela Lei 16.127 de 14 de outubro de 2016, durante o período de vigência da bolsa (3 meses); Elaborar relatórios mensais sobre o desempenho das/os estudantes acompanhadas/os; Participar dos planejamentos e/ou formações propostas pela Seduc/Crede/Sefor/Escola; Contribuir com a elaboração e implementação do plano de apoio pedagógico às/aos estudantes com lacunas na aprendizagem, em parceria com as/os professoras/es e gestão.

O Projeto Tutoria em Língua Portuguesa e Matemática é realizado através da Coordenadoria de Gestão de Pedagógica do Ensino Médio – COGEM e Secretaria Executiva do Ensino Médio e Profissional.

O projeto compõe o eixo Avanço na Aprendizagem do Programa Ceará Educa Mais, que oportuniza às unidades da rede pública estadual de ensino selecionar estudantes do ensino superior, para atuarem como tutores de Língua Portuguesa e de Matemática. Serão atendidas no Estado do Ceará 671 escolas, com a destinação de 2.400 bolsas, beneficiando 104.456 do ensino médio.

Mais informações através de edital, no link da página: https://crede18.seduc.ce.gov.br/