URCA comemora com comunidade acadêmica e sociedade caririense os 30 anos de sua criação
10 de junho de 2016 - 14:13
Com membros do corpo docente, discente, técnicos-administrativos e convidados ilustres a Universidade Regional do Cariri (URCA) comemorou ontem (09), 30 anos de sua criação com homenagem a Antônio Martins Filho, criador e primeiro Reitor da Universidade.
O Reitor em Exercício, Francisco do O’ de Lima júnior, discursou para os presentes. Ele apresentou a histórica trajetória de luta e pioneirismo da URCA. “A URCA é a primeira Universidade do Cariri e a primeira a implantar o curso de pós-graduação strictu sensu em nível de Mestrado da Região. Também é administradora de um dos mais inovadores projetos em prol do desenvolvimento no Brasil, o Geopark Araripe”. Destacou ainda importância do criador e primeiro Reitor da URCA, professor Antônio Martins Filho, e outros personagens marcantes nessa trajetória como a professora Sarah Cabral, professor José Nilton de Alves Souza, Tomaz Osterne, José de Figueiredo Filho, entre outros. Na ocasião, ele anunciou que o próximo vestibular da URCA ( 2016.2) será o maior do interior do Estado do Ceará, com 5.694 candidatos para 1.200 vagas.
A ex-aluna e professora da URCA, Maria Betilde Samapio Correia, falou em nome do grupo de Fundadores da URCA. Ela resgatou a história da URCA com destaque a atuação das três últimas reitorias dando ênfase a Plácido Cidade Nuvens, primeiro Reitor da Instituição a ser eleito pelo voto.
Em seguida, foi exibida uma mensagem do Reitor da URCA, professor José Patrício Pereira de Melo, ausente devido a compromissos oficiais, parabenizando a todos que fazem a URCA pelos grandes avanços alcançados e os convidando a pensar os desafios vislumbrados para os próximos 30 anos. O Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, não compareceu, mas enviou mensagem parabenizando pelos esforços e defesa dos avanços do desenvolvimento regional e transformação na qualidade de vida dos cearenses.
Após os discursos, os convidados foram chamados a descerrar a placa em homenagem ao professor Antônio Martins Filho. A celebração continuou com o plantio da muda do Pau D’arco, simbolizando o Ensino Superior do Cariri.

A programação da URCA integrará diversas ações e atividades em alusão ao ano comemorativo e terá seu ápice na data de celebração dos 30 anos de instalação, em 07 de março de 2017. Estão previstas palestras, lançamentos de livros e exposições.
Convidados ilustres do Cariri compareceram ao evento: membros do Grupo de Fundadores da URCA, a fundadora do Colégio Pequeno Príncipe, a religiosa Madre Feitosa, o Presidente da OAB Crato, Aderson Feitosa, o Presidente da CDL-Crato, José Alves Lobo, o Secretário de Educação de Juazeiro do Norte, Antônio Ferreira dos Santos, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, o vereador do Crato, Amadeu de Freitas, representantes do SEBRAE Juazeiro e Crato, Tânia Porto e Édio Callou, o juiz de Direito da Comarca do Crato, Dr. Ângelo Vettorazzi, o ex-professor da URCA, Dr. Alberto Callou, entre outras personalidades caririenses, servidores e funcionários da URCA.
