URCA comemora os 22 anos do Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais (LPPN)

18 de abril de 2023 - 15:31

Para comemorar os 22 anos do Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais (LPPN) da Universidade Regional do cariri (URCA), foi realizado na tarde desta segunda-feira, 17, a abertura do I Encontro Científico do LPPN: “22 anos produzindo ciência no Cariri cearense”. O evento contou com a presença em sua abertura do Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, o coordenador do LPPN, Professor Galberto Martins, além do Pró-reitor da Pós-graduação e Pesquisa, Edson Martins, e o coordenador do Programa de Química Biológica da Instituição, Professor Irwin Rose, além de pesquisadores, alunos e bolsistas.

Com palestras, mesas redondas e oficinas, o evento foi aberto com debate sobre o “LPPN: 22 anos produzindo ciência no Cariri cearense”, com o Prof. Dr. José Galberto Martins da Costa (Coordenador do LPPN), a Prof.ª Dr.ª Fabíola Fernandes Galvão Rodrigues (Docente permanente do PPQB) e o Prof. Dr. Aracélio Viana Colares (Docente Unileão).

O professor Galberto destacou a importância do laboratório, em atividade desde o ano de 2001, com pesquisas na área de química dos produtos naturais, cromatologia, biocatálise, microbiologias, bioabsorção, atividade antioxidante, com destaque para metabólitos secundários e materiais biológicos, oriundos da caatinga e do cerrado, dentre outras áreas de pesquisa.

O coordenador do LPPN agradeceu a todos os colaboradores que atuam no laboratório, envolvendo 15 integrantes, entre bolsistas, mestres, pós-doutores e pesquisadores. Ele disse que o encontro é um espaço para as discussões técnico-científicas, no âmbito da pesquisa da química biológica, reunindo pesquisadores de diversificadas áreas científicas.

O Pró-reitor, Edson Martins, destacou a atuação do professor Galberto à frente o LPPN, como líder, destacando o papel formativo evidenciado através do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, inclusive a relevância no âmbito da pesquisa.

Para o professor Irwin Rose, o LPPN faz história na URCA, por ter sido pioneiro, além da trajetória de excelência na formação humana, com grande qualidade de pesquisa e contribuição na química de produtos naturais, envolvendo toda a diversidade presente na Chapada do Araripe.

O Reitor da URCA, Professor Lima Júnior, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo laboratório ao longo dos seus 22 anos, e todos os envolvidos, principalmente o professor Galberto, que protagoniza esse processo. Ele destaca o ciclo de atuação do LPPN ao longo desses anos, ressaltando o papel da Universidade no contexto de pesquisa.

Encontro acontece até esta quarta-feira, 19

O encontro continua com os debates até esta quarta-feira, 19, com grande programação. O encerramento da programação acontece também com a realização de oficinas, das 8h às 11h30, sobre Métodos Antioxidantes in vitro, com o Prof. Dr. Gerson Javier Torres Salazar (Pesquisador LPPN), no Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais – LPPN, e também sobre Preparo de um processo de adsorção em coluna de leito fixo, com o Prof. Me. José Augusto Araújo (Pesquisador LQAA), no Laboratório de Química Ambiental e Analítica – LQAA

“Bioprospecção do semiárido e métodos alternativos” será o tema da palestra da tarde, a partir das 13h30, com o Prof. Dr. Francisco Assis Bezerra da Cunha (Coordenador do LABSEMA. Com o tema “Relação estrutura-atividade de compostos antimicrobianos”, será realizada a mesa redonda com a Prof.ª Dr.ª Fabíola Fernandes Galvão Rodrigues (Docente permanente do PPQB), Prof.ª Dr.ª Maria Flaviana Bezerra Morais Braga (Coordenadora do LMAC) e o Prof. Dr. Henrique Douglas Melo Coutinho (Coordenador do LMBM).