Alunos do curso de Teatro realizam workshop “Vivência com a Tribo” com o grupo ‘Ói Nóis Aqui Traveiz’, de Porto Alegre/RS
17 de outubro de 2016 - 09:18
Começa hoje o workshop “Vivência com a Tribo”, com os Atuadores do Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre/RS, das 9h às 12h, no Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA) (Av. Castelo Branco, 1056 – Pirajá Juazeiro do Norte – CE). O workshop (com lista de selecionados abaixo), aberto aos grupos locais, estudantes de teatro e público em geral, consiste em um encontro coordenado pelos atuadores do grupo, que investiga movimento e voz para a ampliação do corpo do ator e a ocupação do espaço teatral.
Às 15h, no Centro de Artes, acontecerá a exibição do documentário “Raízes do Teatro”, do cineasta Pedro Isaias Lucas, apresentando um dos principais eixos do trabalho de criação do Ói Nóis Aqui Traveiz, que pesquisa as origens ritualísticas do teatro. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes do filme
O grupo vem realizado apresentações do Espetáculo Medeia Vozes, em Crato, e várias ações em salas de espetáculos e de formação. As apresentações estão sendo realizadas na RFFSA, às 19h30, de 19 a 23, no próximo domingo, com distribuição de 30 ingresso, meia hora antes das apresentações.
Este Projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016. As atividades contam com o apoio da Universidade Regional do Cariri, do SESC Crato e da Secretaria de Cultura CRATO – CE.
No dia 25 de outubro, às 14h30, no Centro de Artes, será realizado o debate “Teatro de Grupo e a Cena Contemporânea”, com grupos teatrais da cidade, no qual serão compartilhadas experiências sobre o processo de criação no teatro de grupo.
Com entrada franca em toda programação, é uma oportunidade única – para o público em geral, artistas, pesquisadores e estudantes de teatro – de entrar em contato com a obra de um dos grupos mais antigos do país.
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz – 38 Anos!
Durante quase quatro décadas, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz construiu uma trajetória que marcou definitivamente a paisagem cultural do Brasil. Com a iniciativa de subverter a estrutura das salas de espetáculos e o ímpeto de levar o teatro para a rua, abriu novas perspectivas na tradicional performance cênica do sul do país.
A determinação em experimentar novas linguagens a fez seguir caminhos nunca trilhados por aqui. Com base nos preceitos de Antonin Artaud e do teatro revolucionário, investiga com rigor todas as possibilidades da encenação. Na busca de uma identidade, desenvolveu uma estética própria, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator, estabelecendo um novo modo de atuação.
Seu centro de produção, a Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, ocupa lugar de destaque entre os espaços culturais do Rio Grande do Sul, sendo igualmente apontada como uma referência de âmbito nacional.
Funciona como escola de formação de atores e, principalmente, como ponto de aglutinação de pessoas e profissionais dos mais diversos segmentos, fomentando a criação artística em diferentes áreas. A organização da Tribo é baseada no trabalho coletivo, tanto na produção das atividades teatrais, como na manutenção do espaço. Para a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz o teatro é instrumento de desvelamento e análise da realidade; a sua função é social: contribuir para o conhecimento dos homens e o aprimoramento da sua condição.
Lista de selecionados para o workshop “Vivência com a Tribo”:
– Ana Maria do Nascimento
– Barbara Leite
– Bruno Tavares
– Faeina Jorge
– Fernando Persatto
– Francisco Francieudes
– Gabriel Ângelo
– Heliônio Soares
– Jamal Corleone
– Jerônimo Gonçalves
– Jessica Pereira
– Jesualdo Júnior
– Jordlyanne Almeida
– Kléber Benício
– Leandra Nunes
– Lucas Galdino
– Lucivania Lima
– Marcelo Ubirajara
– Marcos Aurélio
– Marina Brito
– Paulo Andrézio
– Raqueline Barros
– Siomar Ziegler
– Thailyta Feitosa
– Tiago Gomes
Suplentes:
– Halessa Martins
– Taiomara Souza
– Dávila Narely
– Aleff Alves
– Marina Santana