Fórum Participativo da URCA realizado no campus do Pimenta, em Crato

3 de outubro de 2023 - 21:38

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPLAN), realizou na manhã desta terça-feira, o Fórum Participativo para elaboração do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, no Campus do Pimenta, em Crato. Este foi o 8º Fórum realizado na universidade para elaboração do planejamento estratégico dos próximos quatro anos.

Os debates foram iniciados às 8h, com orientação às instâncias da universidade, compostas de estudantes, professores e servidores, de como iriam ser realizados os debates e as proposições através dos eixos temáticos. O pró-reitor da PROPLAN, Felipe Alves, destacou a relevância dos debates e a participação dos segmentos da URCA, levando as prioridades da comunidade acadêmica para planejamento estratégico.

“O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI surgiu da necessidade de dotarmos a URCA de um direcionamento estratégico claro, amplamente discutido, que possibilite o estabelecimento de metas e objetivos para o cumprimento da sua missão institucional”, disse professor Felipe Alves.

O PDI apresenta uma análise objetiva da realidade, projetando cenários possíveis para o desencadeamento de ações que sejam efetivamente incisivas e que possam resultar em informações que confirmem o aproveitamento das oportunidades de desenvolvimento institucional, a correção dos desvios possíveis e a superação dos obstáculos que inviabilizam as ações transformadoras.

Após a definição dos eixos e da construção do catálogo de ações e estratégias, a Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional iniciou a realização dos fóruns participativos com a comunidade acadêmica, para elaboração do PDI. Os fóruns ampliam o debate democrático e participativo com os membros da Universidade, planejando e projetando as ações que serão desenvolvidas nos próximos anos.

O professor Felipe ressaltou que o fórum proporciona uma construção coletiva, pensando a partir das especificidades dos cursos, como universidade e dentro das ações que já estão cadastradas junto ao Governo do Estado ou em fase inicial”, disse.

Os eixos de trabalho foram distribuídos em salas de aulas pela manhã, no campus do Pimenta, onde debateram cerca de 50 minutos, para o retorno ao Salão de Atos da URCA e apresentação das propostas. Todo o material debatido e organizado pela equipe de Planejamento através dos fóruns, será disponibilizado no site da URCA, além de estar aberto para novas proposições, que serão avaliadas.

O Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber, esteve acompanhando as equipes distribuídas nos eixos temáticos pela manhã, onde ressaltou a necessidade de participação de todos, cada um dando a sua contribuição, que envolve a responsabilidade de ações geradas pela universidade e devem refletir na qualidade de vida das pessoas, e no desenvolvimento regional. “São muitas as políticas geradas pela universidade e tem a população externa que precisa dessa contribuição da academia, voltada para a melhoria das comunidades e da educação básica”, afirma.

No eixo de discussão da infraestrutura, ele ressaltou que a universidade vem crescendo e muitas vezes não tinha um provisionamento para a instalação dos cursos. Muitos cursos da universidade foram incorporados, a partir da sua criação, mas há evolução ao longo dos anos, com os professores efetivos e as conquistas no campo da gratuidade do ensino público superior.