URCA firma convênio com o IGOT/Universidade de Lisboa
26 de agosto de 2024 - 23:07
A Universidade Regional do Cariri (URCA), firmou convênio com a Universidade de Lisboa (UL), na última sexta-feira, 23, com ato de assinatura realizado no Gabinete da Reitoria, pelo Reitor, Professor Carlos Kleber de Oliveira, contando com o representante português, Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial (IGOT – UL).
O objetivo é realizar atividades integradas que possibilitem a inclusão de estudantes de escolas públicas da região do Cariri, na prática de ações propositivas na transformação do território de atuação e construção cidadã. O projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica é idealizado e promovido pelo IGOT.
Estiveram presentes, na ocasião, a Vice-Reitora da URCA, professora Socorro Vieira, o professor Emerson Ribeiro, do Departamento de Geociências da URCA, o professor Lenilde de Araújo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e a assessora internacional, Maria Daniely Freire Guerra.
No Cariri estão inseridas oito escolas dos Municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Santana do Cariri. O Professor Sérgio Claudino disse que a proposta do primeiro encontro regional na URCA é um incentivo aos alunos para olharem as suas cidades e apresentarem propostas de solução, com projeto no âmbito da cidadania territorial. ” Fico muito contente com esse primeiro ano em que o projeto está sendo implementado, com a participação de oito escolas do Cariri”, disse. Ele destacou o empenho e entusiasmo dos alunos, com o desenvolvimento de alguns projetos.
De acordo com o professor Emerson, foi proposto para o Cariri a apresentação do projeto. A logomarca foi elaborada por um aluno do Baixio do Muquém, na cidade do Crato. O instituto tem atuado em diversas cidades do Brasil e do mundo, como Moçambique e Laos, na África. “Vamos trazer esses alunos em novembro com os projetos pesquisados e as soluções apresentadas, proporcionando uma transformação na sala de aula, com a presença dessas oito escolas iniciais˜”, disse.
O Reitor da URCA agradeceu a incorporação do projeto à universidade, com o curso de Geografia, que existia antes mesmo da criação da URCA, há mais de 38 anos. “A Universidade vem evoluindo ao longo desses anos”, disse ele, ao abordar um pouco do histórico da Universidade e o seu crescimento e ampliação nos últimos anos. “A URCA é uma instituição essencial na região, principalmente na vida das pessoas. Atua na transformação de vidas, com grande parte dos estudantes vindos de escolas públicas”, explicou. Conforme Carlos Kleber, os principais desafios no momento é continuar crescendo na pesquisa, pós-graduação e na internacionalização. Ele ainda completou que é com grande alegria que firma esse convênio, uma oportunidade de promover essa atuação internacional.