URCA realiza primeira Olimpíada de Matemática e reúne quase 4 mil alunos no Crajubar

16 de setembro de 2024 - 11:17

O Cariri realizou a primeira grande Olimpíada Caririense de Matemática, com cerca de 4 mil inscritos e participação acima de 80% dos estudantes de escolas públicas e particulares. O evento aconteceu em 50 escolas e teve a prova realizada em fase única. Importante destacar o trabalho de inclusão através desse primeiro evento com a realização da prova para jovens que cumprem medidas sócio-educativas.

Segundo a organização do evento, a aplicação da prova contou com o trabalho de 112 fiscais de sala, 28 coordenadores de polo de aplicação e 12 acompanhantes, que prestaram atendimento especializado às crianças atípicas. Os Campi da Universidade Regional do Cariri (URCA) no Crajubar (Juazeiro do Norte), Pimenta (Crato) e São Miguel (Crato) foram polos de aplicação, assim com o IFCE – campus Juazeiro do Norte.

A prova também foi aplicada Centro Sócio Educativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, para 16 menores infratores que cumprem medidas sócio-educativas. “Agora iniciaremos a etapa de correção, que determinará quadro de medalhistas que são os 20 estudantes  que receberão as bolsas de iniciação científica disponibilizadas pelo CNPq e os seis estudantes selecionados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)”, afirma o professor da URCA, Flávio França, um dos coordenadores da Olimpíada.

A prova avaliou a criatividade na resolução de problemas e a capacidade de raciocínio lógico-matemático dos alunos através de seis questões, divididas em três objetivas e três discursivas. O conteúdo está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e será aplicado em dois níveis: Nível 1 para alunos do 6º e 7º ano e Nível 2 para o 8º e 9º ano.

Participaram no sábado estudantes previamente inscritos por suas escolas. A competição contou com 28 polos distribuídos pelos municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

A OCAM é uma realização  da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal do Ceará Campus Juazeiro (IFCE), com o apoio do Governo Federal através do CNPq e do MCTI.

Estudantes que se destacarem poderão ganhar medalhas de ouro, prata ou bronze e aqueles que estudam em escolas públicas terão a oportunidade de concorrer a 20 bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJr) do CNPq para o Programa de Iniciação Científica Junior da OCAM em 2025.

Para mais informações, acesse o site oficial da OCAM em ocam.mat.br ou o Instagram @olimpiadacaririmatematica. Dúvidas podem ser enviadas para o email ocam@ocam.mat.br.