URCA sedia workshop sobre empreendedorismo de impacto no Laboratório de Metodologias Ativas

23 de abril de 2025 - 18:22

Realizado o workshop: empreendedorismo de impacto no Laboratório de Metodologias Ativas (FAÍSCA), dia 15 último, no Centro de Ciências e Tecnologias (CCT) da Fundação Universidade Regional do Cariri (URCA) em Juazeiro do Norte/CE. na ocasião, foi debatido temas como o movimento empresa júnior e sua relevância para o desenvolvimento local/sustentável, capacitação de futuros profissionais, startups, spin-offs e o seu desdobramento com a inovação.

Um dos pontos enfocados esteve relacionado ao protagonismo da Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (FEJECE) e a sua função social perante a comunidade acadêmica potencializa a vivência empresarial dos discentes, e sua colaboração para grandes mudanças socais e econômicas no solo cearense, conforme Lara Araújo, gestora de ensino superior da Federação em questão. Por outro lado, o prof. Dr. Roberto Dias, coordenador das Ejs desta IES, destacou que o impacto do empreendedorismo na Universidade e na Sociedade Civil em sua plenitude, opera como uma externalidade positiva para a economia local e circunvizinhos.

A Empresa Júnior Iguatuense de Consultoria em Economia (EJICEC), esteve representada, abordando os desafios e as oportunidades do empreendedorismo universitário ao longo da jornada acadêmica, fomentando o desenvolvimento de soft skills e hard skills dos discentes como base para sua qualificação técnica no mercado de trabalho, ampliando, assim, sua competitividade e vantagem em relação aos demais profissionais. O diretor-presidente da EJICEC, Francisco Carlos Henrique de Oliveira Leite, ressaltou a importância de compartilhar reflexões sobre o papel da mencionada Ej e as ações que vêm sendo desenvolvidas, com o objetivo de fortalecer o protagonismo universitário, a inovação e o desenvolvimento regional.

A EJICEC tem fomentado iniciativas que integram o meio acadêmico à realidade do mercado, com protagonismo universitário na formação dos estudantes. Exemplo desse trabalho foi o desenvolvimento do Projeto de Viabilidade Técnica e Econômica do Porto Seco, de Iguatu, idealizado e executado pela supracitada EJ. Esse projeto é um marco para a economia do Centro-Sul cearense, posicionando a região como ponto estratégico para o escoamento de produção e atração de investimentos.

A iniciativa contou com o apoio da TLSA, através do diretor comercial, Alex Trevizan, que expressou seu agradecimento à EJICEC, e a URCA, pelo estudo técnico elaborado, além de anunciar os próximos passos para a análise de viabilidade e estruturação do empreendimento.