URCA empossa 11 professores efetivos e mais três são nomeados pelo Governo do Estado
23 de abril de 2025 - 18:47
A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou solenidade de posse de 11 professores efetivos da instituição no final da tarde desta terça-feira, 22, em solenidade presidida pelo Reitor da Instituição, Professor Carlos Kleber de Oliveira.
Foram nomeados recentemente pelo Governo do Estado 14 docentes efetivos, e hoje mais três tiveram suas nomeações e tomarão posse dia 21 de maio.
A solenidade de posse ainda contou com a presença da vice-reitora, Socorro Vieira, a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Rosely dos Santos, o Diretor do Departamento de Pessoal, Guilherme Sawatani, e representando os empossado, a Professora Roberta Gonçalves Menezes, do Campus de Iguatu. O momento ainda teve a presença de pró-reitores, familiares dos novos docentes da URCA, coordenadores e diretores de centro.
A posse dos professores representa uma conquista importante no processo de fortalecimento dos cursos, principalmente dos campi de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, que recebem novos docentes efetivos.
Os professores passaram pelo maior concurso da história da universidade, com destinação de 184 vagas, correspondendo a cerca de 50% do quadro efetivo da URCA.
A professora Roberta Gonçalves, que esteve representando os novos professores que passam a fazer parte do quadro docente da URCA, ressaltou a alegria de estar iniciando como efetiva, uma vitória de todos os que iniciam essa jornada. “Hoje iniciamos um encontro com trajetórias distintas, com o mesmo propósito do compromisso pela educação pública de qualidade, com a ciência, com a cultura, e com o desenvolvimento regional”, disse.
A docente ainda afirma que o compromisso de todos com a universidade é também com a sociedade, por formar cidadãos críticos conscientes, engajados na busca do bem comum, e uma das formas mais poderosas de contribuir para um país mais justo. “Uma universidade que nasce no Cariri, mas que dialoga com o mundo, que valoriza suas tradições, e que se projeta para o futuro”, completa.