URCA representada na V Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

30 de junho de 2025 - 09:08

A Universidade Regional do Cariri (URCA) esteve representada, nesta quinta-feira, 26, na V Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, um espaço de debate e construção democrática de políticas públicas voltadas à igualdade racial. O evento foi sediado em Crato, no Centro Cultural do Cariri.

Na ocasião, participaram representantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Porteiras, Salitre, Iguatu, Saboeiro e Jardim. O diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da universidade, João Luís do Nascimento Mota, Presidente da Comissão de Heteroidentificação da URCA, esteve representando o Reitor Carlos Kleber de Oliveira. O evento foi aberto pelo prefeito do Crato, André Barreto.

Para a secretária de Direitos Humanos do Crato, Zuleide Queiroz, a realização da conferência regional no Crato consolida um processo de diálogo entre os segmentos. “Hoje, a gente consolida esse dia de debates, trocas de experiência e planejamento para que possamos executar nossa política de direitos humanos”.

Participando da conferência, a Secretária da Igualdade Racial do Estado, Zelma Madeira, explicou o processo para a construção do Plano Estadual de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. “Vamos dar legitimidade a construção desse plano, vamos discutir a coletividade para ganharmos mais aderência nos segmentos”, destacou.

Na conferência, foi realizada palestra magna com a professora da URCA, Dra. Cícera Nunes, que tratou a temática “Igualdade e Democracia: reparação e justiça social”; em seguida, teve um momento de troca de experiências por meio de práticas exitosas em políticas públicas de promoção da igualdade racial.

Na parte da tarde, os participantes foram organizados em grupos de trabalho que debateram os seguintes eixos: governança, gestão e institucionalização da Política de Igualdade Racial; participação, controle social e democracia; justiça racial e segurança pública; e reparação histórica.

Ao final, foi realizada a eleição para a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, e a aprovação da alteração legislativa do COMPIR Crato.

O encontro contou também com a presença da Presidente do GRUNEC, Janayna Leite; do Coordenador da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, Joedson Kariri; o representante dos povos tradicionais, Doté Wellington; dos povos de terreiro, Doné Flávia; dos povos quilombolas, Risalva Pereira; a vereadora Ariza Silva; secretários municipais, movimentos sociais, coletivos e equipamentos ligados à Secretaria de Direitos.