URCA concede Título de Doutor Honoris Causa a docentes com atuação marcante na ciência

18 de agosto de 2025 - 11:48

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, no próximo dia 19 de agosto, às 19h, a cerimônia de outorga do Título de Doutor Honoris Causa aos professores Helena Bonciani Nader e Diógenes de Almeida Campos, pela relevante atuação no campo da ciência e importância para a instituição. O evento acontecerá no Centro Cultural do Cariri, com a presença da Comunidade Acadêmica, o Conselho Superior (Consuni) e autoridades regionais e do Estado do Ceará. A solenidade será presidida pelo presidente do Consuni e Reitor da URCA, Professores Carlos Kleber de Oliveira.

A docente possui título de bacharel em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1970), licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp (1974), pós-doutorado na University of Southern California (1977) com bolsa da Fogarty (NIH). É professora emérita da Escola Paulista de Medicina (2022), titular da Unifesp (1989), bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (1989), da Academia Brasileira de Ciências (1999), da World Academy of Science (TWAS) (2013) e da ACAL (Academia de Ciências da América Latina, 2018).

A Professora Helena Nader tem marcante atuação e contribuição importante aos avanços na ciência brasileira. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Avanço da Ciência (SBPC). Atualmente é presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC, 2022-2025), co-Presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS, 2022-2025), vice-presidente da TWAS para América Latina e Caribe (2023-2026), membro do governing board do International Science Council (ISC) (2021-20240.

Exerceu várias funções administrativas entre elas a Pró-Reitoria de Graduação (1999-2003) e de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp (2007-2008). Foi membro e coordenadora do CABF do CNPq e adjunta do comitê de Biológicas II da CAPES, presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBa, 2009-2010), vice-presidente (2007-2011), presidente (2011-2017) e presidente de honra (desde 2017) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É membro de diversos conselhos, como Conselho Superior da Fapesp, CD do CNPq e Conselho do FNDCT. É assessora de diversos periódicos nacionais e internacionais

O professor Diógenes é graduado em Escola de Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1967) e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Foi geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), diretor do Museu de Ciências da Terra – Departamento Nacional de Produção Mineral, coordenador de programa da Academia Brasileira de Ciências, membro editorial de revista cientifica da Academia Brasileira de Ciências, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro da comissão externa de lexicografia da Academia Brasileira de Letras, professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, secretário e presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia.

Professor Diógenes tem uma forte atuação no Cariri na área científica, especificamente no campo da paleontologia, com um trabalho amplo de pesquisa com a era cretácea, incluindo paleontologia de vertebrados e pterossauros.

O docente é membro titular da Academia de Ciências da America Latina e pesquisador associado – American Museum of Natural History. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, e em curadoria de coleções científicas.