Docentes da URCA participam da Oficina do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Aiuaba
23 de setembro de 2025 - 23:04
Docentes da Universidade Regional do Cariri (URCA), participaram, em Crato, da Oficina do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Aiuaba (ESEC Aiuaba). A ESEC Aiuaba é uma Unidade de Conservação (UC) voltada
à preservação, conservação e pesquisa científica da Caatinga, no munício de Aiuaba, Sudoeste do Ceará. O objetivo da Oficina,
realizada de 18 a 22/08, foi reunir equipe interdisciplinar, formada por técnicos, instituições parceiras representantes das instâncias municipais e pessoas que conheçam a Estação Ecológica de Aiuaba e a região onde está inserida, a fim de colaborar com a elaboração de seu plano.
Nessa perspectiva, os Profs. Carlos Eduardo Rocha Duarte Alencar e Profa. Samara Feitosa Oliveira, do Departamento de Ciências Biológicas (DCBio, Campus Pimenta), contribuíram com suas vivências, experiências de pesquisa científica e de educação ambiental, na identificação de valores fundamentais e recursos naturais da Unidade, assim como no propósito e significância para a região e para o Brasil. Além disso, parte da Oficina do Plano de Manejo contou com áreas temáticas essenciais para o correto manejo, como o reconhecimento de ameaças e proposições futuras para recursos florestais, hídricos, faunísticos, antropológicos e de pertencimento a comunidade do entorno da Unidade e do Município de Aiuaba.
Técnicos e gerência do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Araripe e da ESEC Aiuaba, representantes de Secretarias do Meio Ambiente Estadual e Municipal de Aiuaba, professores da rede pública de Ensino do Municipío de Auiaba e representantes dos moradores e criadores de animais do entorno da Unidade também participaram desse importante momento de construção.
A professora Samara Feitosa afirma que a oficina foi uma oportunidade de, não apenas reafirma e fortalecer a parceria da IES com os órgão ambientais parceiros, mas uma oportunidade de cumprir com o papel de atuação regional da universidade, sendo ela filha de Aiuaba e aluna egressa do curso de Ciências Biológicas da URCA. A docente aproveitou o momento para contribuir academicamente com as questões prioritária para traçar o plano de manejo da ESEC.
A oficina, segundo o professor Carlos Eduardo, foi o momento de rememorar as atividades de pesquisas realizadas com crustáceos e peixes de água doce na Unidade, como aplicar estes conhecimentos científicos de forma razoável e compreensível para contribuir com um eficiente plano de manejo da Unidade.