Centro de Artes realiza o Cineclube Violeta

22 de junho de 2017 - 15:06

O Centro de Artes Violeta Arraes Gervaiseu da URCA, que fica no campus Pirajá, em Juazeiro do Norte, está realizando o Cineclube Violeta, com exibição mensal de diversos vídeos. As sessões são realizadas às 18h, com debates.

A próxima sessão ocorrerá próximo dia 28/06 com o tema “Manifestações Culturais, populares e artísticas”. Também será exibido o filme: “ O lobisomem e o coronel”, o documentário O Pau da Bandeira”, a animação “Até o sol raiá”, o documentário “Tebei” e o documentário “Sala de Milagres”.


O evento é aberto ao público. Confira as sinopses abaixo:


A sessão especial do Cineclube Violeta do mês de Junho apresenta duas ricas vertentes da cultura nordestina: a primeira aborda as festas populares, carregadas de alegria e religiosidade. Nas festas juninas podemos perceber o quanto são poderosas essas manifestações, a maioria das cidades do nordeste realiza pelo menos uma grande festa nessa época do ano, fortalecendo as tradições e fomentando a economia. A segunda vertente aborda a tradição oral, por meio das histórias fantásticas. Esses contos antes registrados em muitas vezes em cordéis agora se perpetuam e suportes audiovisuais atualizados, como a animação e a computação gráfica.

Filme: O Lobisomem e o coronel Gênero: animação Direção: Ítalo Cajueiro Tempo: 10 min. Ano 2002 Um violeiro cego dedilha um repente e conta uma história passada na fazenda de um rico coronel da região.

O Pau da Bandeira Gênero: Documentário. Direção: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau Tempo: 20 min. Ano: 2014. Sinopse: O filme registra a Festa de carregamento do Pau da Bandeira, realizado anualmente na cidade de Barbalha, Cariri cearense. Augusto Pessoa documenta fotograficamente a festa desde 2002, tendo publicado reportagens sobre a festa em revistas como a National Geographic entre outras. Em 2012 convidou o cineasta paraibano Felipe Wenceslau e produziu o curta que tem 20 minutos de duração e faz uma leitura fotográfica das manifestações culturais que circulam o cortejo de carregamento do Pau da Bandeira.

Até o Sol Raiá Gênero: Animação. Diretor: Fernando Jorge, Leandro Amorim. Sinopse: Até o sol raiá é um conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta-metragem funde a tradição do artesanato em barro com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.

Sala de Milagres Gênero: Documentário. Diretor: Cláudio Marques, Marília Hughes, Duração: 13 min, ano:2011. Sinopse: “Meu Bom Jesus da Lapa, Estou escrevendo esta carta só para dar minhas notícias, e ao mesmo tempo saber das suas.

Tebei Gênero: Documentário. Direção: Gustavo Vilar, Hamilton Costa, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo Duração: 21 min Ano: 2008. Sinopse: Gravado nas cidades de Tacaratu e Recife, o Tebei é um documentário sobre o grupo Coco de Tebei, seus integrantes e suas tradições culturais. O vídeo retrata o dia-a-dia da comunidade Olho D’Água do Bruno, formada por agricultores e tecelões, que mantém a tradição de dançar coco para aplainar o chão de barro de uma casa em construção. Com mais de 50 anos de existência, este tipo de coco só é cantado e dançado, em todo o estado de Pernambuco, por esta pequena comunidade do Sertão de Itaparica. Após a sessão debate com convidados.