Aprovada proposta de Vivências VER SUS Cariri Populações Tradicionais
9 de janeiro de 2026 - 23:21
A Associação da Rede Unida, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), tornam público o Resultado dos Projetos Selecionados – Edital Nº 08/2025 – 2º lote, anunciado neste dia 8, dentre os quais está incluso o projeto proposto pela Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Programa PET Saúde I&SD URCA IFCE Crato e Cedro/ SMS Crato/ Juazeiro do Norte/ Iguatu/ ADS Crato/ Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC), em parceria com a Comunidade Poço Dantas Umari, o Espaço Cultural Casa de Quitéria, Terreiro das Pretas e Carrapato Cultural (https://www.redeunida.org.br/pt-br/versus/menu/2-lote/).
O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS/Brasil fomenta a formação de trabalhadores para o SUS, a partir dos princípios e diretrizes do sistema, entendendo estes como atores sociais, agentes políticos e, capazes de promover transformações.
A experiência ocorre por meio de vivências, as quais permitem aos participantes a experimentação de novas aprendizagens, a partir do cotidiano do trabalho e da realidade dos serviços de saúde. Constituindo um importante princípio educativo na formação de profissionais comprometidos ético, político e socialmente com as reais necessidades da população.
Atuação junto ao SUS
O projeto foi pensado com o intuito de aproximar o estudante da realidade do SUS, de ampliar seu olhar em relação à organização do sistema de saúde, seus problemas, desafios e potencialidades. A proposta baseia-se na realização de estágios de vivências e seminários a partir desta realidade e trata-se de uma iniciativa da Associação da Rede Unida, que é detentora e executora do projeto.
A proposta VER SUS Cariri Populações Tradicionais traz como um dos objetivos, oportunizar vivências no Sistema Único de Saúde local, com ênfase nos territórios de campo, águas e floresta e as populações tradicionais em integração com os processos de atenção, gestão, educação em saúde e controle social na região do Cariri Cearense, envolvendo populações tradicionais do território como populações indígenas, quilombolas, itinerantes e populações do campo.
A metodologia das vivências no SUS/ VER SUS Cariri Populações Tradicionais tomará por base os pressupostos da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (ED POP SUS) e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. As atividades terão como pressupostos os elementos e princípios destas políticas, que inclui, a busca pela autonomia, o diálogo de saberes, o trabalho colaborativo em equipe, a comunicação em saúde, a solidariedade, a educação popular em saúde, dentre outros, que estarão envolvidos no processo de produção do conhecimento.
A vivência ocorrerá através de imersão no período de 2 a 6 de março e estará voltada para estudantes de graduação em saúde, estudantes de curso técnico em saúde e residentes em saúde. O edital para seleção dos 30 viventes e 3 facilitadores está em elaboração pela Equipe de Trabalho Local e logo que autorizado pela Rede Unida estará publicado em Edital Específico no site www.redeunida.org.br.