Pesquisadores realizam maior inventário de mamíferos terrestres e voadores da Mata Atlântica e trabalho conta com docente da URCA
7 de fevereiro de 2018 - 21:55
Um trabalho recém-publicado na revista norte-americana Ecology, liderado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro-SP, e que contou com a participação da professora do Curso de Biologia da URCA, Profa. Dra. Gabriela Paise (Laboratório de Ecologia de Mamíferos – LEM), resultou no maior inventário de mamíferos terrestres e voadores da Mata Atlântica. Para o levantamento, foram utilizadas informações de capturas espalhadas por 388 áreas da Mata Atlântica e possui informações morfológicas de 279 espécies de mamíferos e de mais de 39 mil indivíduos em toda a Mata Atlântica do Brasil, Argentina e Paraguai.
Com essas informações em mãos, é possível estudar, por exemplo, se os indivíduos poderão se adaptar a mudanças climáticas e buscar entender porque alguns indivíduos, embora sejam adultos, são maiores que outros. Isso, dentre infinitas outras perguntas que se pode tentar responder. “Esse é a maior compilação de informações individuais de mamíferos em um único bioma”, complementa Prof. Dr. Galetti (UNESP).
“Esse estudo é um compilado dos esforços de mais de 100 anos de pesquisa na Mata Atlântica e de vários profissionais que se dedicam à conservação desses mamíferos. Em conjunto, elas podem ajudar a entender a história natural e principalmente a conservação de diversas espécies”, afirma Prof. Dr. Fernando Gonçalves (UNESP).
O trabalho é parte de uma grande iniciativa elaborada pelo Prof. Dr. Mauro Galetti (LABIC-UNESP) e Prof. Dr. Milton Ribeiro (LEEC-UNESP): o ATLANTIC-SERIES.
Mais informações acesse o site: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ecy.2106/full