Pesquisa: Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) será implantado em Crato

27 de fevereiro de 2018 - 09:01

A Universidade Regional do Cariri (URCA) comemora mais um passo determinante para a implantação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) que será coordenado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), através da Diretoria Regional do Crato (DICRA). O terreno para a construção do Centro foi aprovado no último dia 20, pela Câmara Municipal do Crato, doado pela administração municipal local.

O equipamento visa receber, identificar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar os animais silvestres oriundos da ação de fiscalização, resgates ou entregas voluntárias de particulares no sul do Ceará e de todo o Estado, quando assim se fizer necessário.

O CETAS será implantado no bairro Gisélia Pinheiro, às margens da rodovia CE-292 (BR-122). O local foi escolhido por apresentar-se de fácil acesso, ofertar condições para infraestrutura básica como água e energia elétrica, ao tempo que é livre de ruídos que possam influenciar na recuperação e reabilitação dos animais silvestres.

O CETAS será edificado em uma área total de 50 mil m². Dentro da política ambiental, o CETAS será de grande relevância para a proteção da fauna, através da gestão dos recursos faunísticos cearenses, o que virá a beneficiar toda a região do Cariri.

O fiscal ambiental da DICRA, Anderson Lima, afirma que esse não foi o passo inicial para o projeto do CETAS no Cariri, mas aprovação da doação do terreno é com certeza o primeiro ato material que viabilizará todas outras ações. O terreno viabilizará a elaboração do projeto propriamente dito, permitirá a construção do equipamento, haja vista que já existem recursos previstos no orçamento do Estado e, permitirá muitas ações e pesquisas conjuntas e planejadas pertinentes à gestão da fauna na região do Cariri.

Crato é domicílio do DICRA/SEMACE, assim como da APA Chapada do Araripe/ICMBio, FLONA Araripe/ICMBio, Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da Universidade Regional do Cariri (URCA). E oferece proximidade ao Batalhão da Polícia Ambiental de Juazeiro do Norte/CE, o que contribui para a logística, pois todas são instituições parceiras no projeto.