IX Colóquio de Formação Docente

11 de junho de 2018 - 15:43

O Colóquio de Formação Docente, é um encontro realizado anualmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas – NEP, vinculado ao Departamento de Educação da URCA e tem como objetivo principal reunir pesquisadores, profissionais do magistério, professores, estudantes do ensino superior e da educação básica para refletir e divulgar estudos e pesquisas relacionadas à temática da formação de professores.

Em todas as suas edições, este evento tem contado com os apoios valorosos das instâncias superiores da URCA e das redes de ensino público da região do Cariri cearense por meio da CREDE 18 e da Secretaria Municipal de Educação do Crato. O Colóquio se efetiva como uma ação do Departamento de Educação compondo o calendário acadêmico institucional.

Desde sua primeira edição, o Colóquio de Formação Docente se caracteriza por ser um encontro-movimento com a finalidade de debater temas que contribuam para a formação docente em diferentes áreas e especialmente, em manter um diálogo e troca de experiências entre o Ensino Superior e a Educação Básica.

Assim, o evento deste ano de 2018, traz como objetivos específicos:

i) proporcionar o encontro e o diálogo produtivo entre educação básica (Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento de Ensino – CREDE; Secretarias Municipais de Educação e professores das redes públicas e particulares de ensino básico) e Ensino Superior representado pelos diversos cursos de licenciatura e bacharelados e também com educadores sociais que atuam no âmbito da educação não-formal;
ii) promover a socialização dos fazeres educacionais de forma a contribuir com a criação de novos projetos que possam impulsionar o ensino de melhor qualidade nas instituições locais e regionais;
iii) consolidar a URCA como espaço de reflexão e debate interdisciplinar sobre a formação de professores na região do Cariri cearense;
iv) incentivar a formação técnica, científica e cultural, tendo em vista a relação teoria e prática, enquanto unidade didática e o ensino, pesquisa e extensão como dimensões inseparáveis e intrínsecas a formação acadêmica;
v) oportunizar espaço formativo e de divulgação de saberes e práticas produzidos no âmbito da educação e da pedagogia.

Neste ano de 2018 realizaremos o IX Colóquio de Formação Docente com o tema a Formação Docente e Educação Inclusiva: emancipação humana e construção de uma sociedade justa e igualitária” . O evento será realizado no período de 16 a 19 de outubro de 2018, no campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri – URCA.

O Colóquio busca se efetivar como um encontro multi e interdisciplinar, e ao longo de seus nove anos de existência tem agregado em sua Comissão Organizadora, um seleto e engajado grupo de professores e estudantes da URCA, de outras IES, e da educação básica oriundos das mais diversas áreas do conhecimento.

Este ano a Coordenação geral do evento está sob à responsabilidade das Profas. Francisca Clara de Paula Oliveira, Isabelle de Luna Alencar Noronha e Silene Cerdeira Silvino da Silva e a Comissão Organizadora executiva sob à condução das professores Francisca Clara de Paula Oliveira, Isabelle de Luna Alencar Noronha e Silene Cerdeira Silvino da Silva, Cícero Magérbio Gomes Torres, Adriana Maria Simião da Silva e Juscelândia Machado Vasconcelos. No apoio estudantil a valorosa contribuição das bolsistas do NEP e acadêmicas do Curso de Pedagogia, Laiane Borges do Nascimento, Vitória Geovana Sales De Freitas, Alane do Nascimento Moura, Kaégila Maria Vieira da Silva e Suellen Sousa Santos.

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1 – Formação de Professores no Ensino das Diversas Áreas da Educação Básica e Experiências Educativas em Contextos Escolares e Não-Escolares no Campo e na Cidade.

propõe um amplo debate sobre o ensino e a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento da educação básica, importante salientar que a didática deve concentrar-se no cerne das discussões propostas sobre as novas formas de ensinar e aprender. Objetiva proporcionar ainda, o compartilhamento de experiências educacionais inovadoras nos âmbitos da educação formal e não-formal.

Eixo 2 – Cultura, Arte, Literatura e Criatividade nos Cursos de Formação de Professores e na Escola.

Busca discutir a cultura e suas mais diversas manifestações na arte e na literatura; O saber-fazer docente na abordagem triangular de Ana Mae: leitura da imagem, objeto ou campo de sentidos da arte (análise, interpretação e julgamento), contextualização e práticas artísticas (os fazeres). Objetivamos discutir a presença da arte e da criatividade de forma ampla e crítica nos processos de formação docente e compartilhar pesquisas e experiências de ensino nos âmbitos da educação formal e não formal.

Eixo 3 – Gênero, Inclusão Social e Diversidade Étnico-Cultural na Formação Docente.

propõe a discussão sobre como os debates sobre gênero, inclusão social e diversidade étnico-cultural se fazem presentes nos processos de formação docente. Discutir as políticas públicas direcionadas a essas áreas temáticas e refletir experiências de ensino e de aprendizagem que abordem tais temáticas na perspectiva da inclusão e da construção de saberes e de cidadania numa sociedade plural.

Eixo 4 – Educação e Trabalho na Formação Docente: ideologias, condições de trabalho, precarização do trabalho e mal-estar docente.

objetiva proporcionar o debate sobre educação e o mundo do trabalho, trabalho no capitalismo, trabalho e formação docente, ideologias; a análise das condições de trabalho na sociedade atual; os elementos intensificação e precarização do trabalho; a manifestação do mal-estar docente e o adoecimento docente.

Eixo 5 – Educação popular, EJA e Movimentos Sociais e Experiências Sócio Educativas Alternativas.

Objetiva ampliar a reflexão sobre Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), sublinhando o papel fulcral da Universidade e dos Movimentos Sociais no processo formativo dos (as) (futuros/as) professores (as), fomentando um diálogo radical a respeito do contributo que a ação docente pode oferecer no processo de construção de uma sociedade genuinamente fraterna e igualitária, livre de preconceitos de classe, raça-etnia e gênero.

Eixo 6 – Educação Infantil, Pedagogias da Infância e Metodologias Educativas Inovadoras com Bebês e Crianças.

Objetiva efetivar reflexões sobre infâncias, sociedades e culturas. Sociologia e antropologia da criança. Políticas públicas e legislação brasileira para a Educação Infantil. Currículo na Educação Infantil. Diversidade na Educação Infantil. Brincadeiras e interações como eixos norteadores da Educação Infantil. As diversas linguagens infantis. As crianças e suas vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais. As crianças e suas vivências matemáticas. Brinquedos, brincadeiras, identidade e diversidade cultural. Interações, reflexões, planejamentos e vivências pedagógicas em creche e pré-escola.

Eixo 7 – Gestão Democrática , Políticas Educacionais e Avaliação.

busca possibilitar o debate sobre a relação Estado e políticas públicas; educação como política pública; políticas públicas de gestão e avaliação; pressupostos,dimensões, implementação e desafios da gestão democrática; concepções, paradigmas, implementação e desafios de processos avaliativos educacionais.

Eixo 8 – Formação de professores (as), Novas tecnologias do conhecimento e práticas de ensino

busca discutir a formação de professores(as) e o uso das tics em sala de aula. Metodologias de ensino e processos de aprendizagem com o uso das novas tecnologias do conhecimento. Novas tecnologias do conhecimento e a democratização do acesso à educação. o uso das tics e a construção de uma escola inovadora, democrática e educativa.

Eixo 9 – Diversidade, Educação Especial e Inclusão

objetiva discutir os fundamentos legais da política de Educação Especial/ Inclusiva. Acesso e permanência do público-alvo da educação especial ( alunos (a) com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação) em todos os níveis de ensino, numa perspectiva do princípio de Educação para Todos.

Educação, Diversidade, Acessibilidade.Formação de professores na perspectiva inclusiva. Práticas pedagógicas na escola inclusiva. Atendimento Educacional Especializado (AEE).

# Inscrições, clique aqui

# Datas e valores, clique aqui

# Normas para envio de trabalhos clique aqui

# Orientações referentes às apresentações, clique aqui

# Programação, clique aqui