Reitora da URCA participa de cerimônia de posse de Inácio Arruda na SECITECE

2 de fevereiro de 2015 - 10:44

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, prestigia cerimônia de posse do novo secretário, em Fortaleza, no final da tarde de hoje

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) realizará às 16h30 de hoje, a solenidade de posse do novo titular da pasta, Inácio Arruda. A cerimônia acontecerá na sede da SECITECE (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz) e contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

A vinda do ministro à solenidade é mais uma indicação de que as parcerias entre SECITECE e MCTI serão fortalecidas. Já está confirmada na posse a presença de representantes de instituições de Ciência e Tecnologia, universidades, setores empresarial e produtivo, órgãos estaduais e entidades de classe. Participará ainda o ex-secretário da Secitece, René Barreira, que fará um breve balanço de sua gestão (2007-2014) e transmitirá o cargo para Inácio Arruda.

O trabalho de Inácio é marcado pela defesa de maiores investimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará. Durante todos os anos em que atuou no Congresso Nacional, Inácio destinou recursos de emendas parlamentares para fortalecer as universidades cearenses e foi relator do projeto que garantiu a criação da Unilab e a Universidade Federal do Cariri. O Plano Nacional de Educação (PNE) incluiu emenda de Inácio estimulando a expansão e reestruturação das instituições de educação superior estaduais e municipais, com a ampliação do número de universidades elegíveis para o recebimento de apoio técnico e financeiro da União.

A cerimônia de posse da SECITECE contará com a participação do Quinteto de Metais da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Intitulado “Ceará Brass Quinteto”, o grupo vem difundindo a música de câmara para instrumentos de sopro desde 2002 e atualmente está sob a direção artística do maestro Alfredo Barros. A Uece é uma das instituições vinculadas à SECITECE.

Sobre a SECITECE – Criada em 1993, a SECITECE tem como objetivos planejar, fiscalizar, coordenar e supervisionar as atividades pertinentes à educação superior, à educação profissional, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico do Estado. Para isso, envolve órgãos de governo federais, estaduais e municipais, instituições públicas e privadas de ensino e setor empresarial com missão de gerar divisas, emprego e crescimento para todo o Ceará.