III Semana do Curso de Teatro da URCA aborda redes de afeto
20 de setembro de 2019 - 17:15 #afeto #III Semana do Curso de Teatro da URCA #teatro

Com abertura no último dia 17, será encerrada com diversas atividades e apresentações, além de um bolo de aniversários, nesta sexta-feira, a III Semana do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri – URCA. Este ano, reunindo os cursos de licenciatura do Estado, estão sendo trabalhadas Redes de afeto e conexões políticas nos campos de formação, atuação e mercado de trabalho da Licenciatura em Teatro.
O evento foi aberto no auditório do Centro de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, com a presença da direção, coordenadores, professores e alunos do curso, além dos participantes de universidades cearenses, o reitor e pró-reitores da universidade.
Houve a apresentação do espetáculo “Devir-Pessoas”, de criação do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Ghil Brandão, resultado de uma pesquisa cênica e poética, inspirado na obra do poeta português, Fernando Pessoa.
O evento tem contato com mesas redondas, oficinas, grupos de trabalho, apresentações artísticas, feira cultural e debates sobre o mercado cultural.
O Reitor da URCA, Professor Lima Junior, destacou a importância da formação empreendedora que vem sendo abordada aos participantes da semana. “Nada mais ousado, moderno, do que insistir na formação de professores, em todo os âmbitos, uma forma até de rebeldia de uma universidade, numa região marcada por resistências e atos revolucionários”, afirmou. Ele ressaltou a relevância da presença dos cursos de licenciatura no Estado, para se pensar em rede. Hoje, o Ceará conta com três cursos de licenciatura.
Para o Diretor o Centro de Artes, Jerônimo Vieira, houve um grande esforço empreendido para a realização da semana, com um tema que ele considera grandioso e complexo. “E ao mesmo tempo a questão do afeto, porque o desafeto leva ao desamor, a violência. A arte dá uma dimensão maior e o quanto ela é importante na vida das pessoas”, explica.
Para o diretor, um dos grandes objetivos desse encontro é pensar estratégias, maneiras de como o agir diante de uma situação que tenta paralisar a cultura e a educação no Brasil.
Para o coordenador do curso, Professor Vinícius de Oliveira, é muito importante contar com a representação da URCA, como ocorreu no evento, pois os professores do Cetro de Artes compreendem que a luta tem sido de todos. “Que esse momento seja de vivências e construção”, diz ele.
A vice-coordenadora, Professora Odete Monteiro, lembrou do sentido de resistência vivenciada no Cariri e disse achar incrível acontecer um evento como esse no Ceará. “Momento que aponta uma resistência com afeto e que se estreitam essas redes”, completa.
A abertura da semana contou ainda com a presença do Vice-Reitor da URCA, Kleber Nascimento, que esteva também em espetáculos durante a programação, além do chefe de Gabinete, Edmar de Sousa, a Professora Clara de Paula, e a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Maria Parente.
Importância o evento
A semana de artes é um importante evento no âmbito artístico local e vem sendo realizado desde 2017 pelo Departamento de Teatro. O objetivo é pensar estratégias de ação diante dos desafios do ensino e das práticas teatrais no mercado de trabalho, nos contextos contemporâneos. As discussões que estão sendo empreendidas, terão a finalidade de fortalecer o trabalho dos (as) professores, egressos, licenciados, gestores culturais, educadores sociais e artistas de teatro nas múltiplas realidades de extensão.
A proposta é estimular uma rede de diálogos, acerca do mercado profissional, para os egressos dos cursos de licenciatura em Teatro do Ceará. A formação superior na área foi iniciada no Ceará a partir de 2008.
Compõem a semana de teatro instituições públicas e privadas, além de representantes de diversas instituições. O evento traz como novidades este ano a parceria da Secretaria de Cultura para a cessão do espaço da RFFSA, para os debates e apresentações, e a realização do Festival de Teatro da URCA – Futurca, com apresentações dos trabalhos cênicos dos professores, estudantes e egressos de artes, que ocorreram nos dias 18 e 19.
Neste dia 20 de setembro será celebrado junto à comunidade externa, os 11 anos de atividades do Centro de Artes da URCA. Para isso, haverá uma grande balbúrdia, com danças, poemas, pocket show, trabalhos cênicos, com professores, estudantes e egressos. A meta é estabelecer redes de afeto, para enfrentamento dos desafios, no âmbito das políticas públicas voltadas para os profissionais do teatro.
Ainda ocorreu o varal dos afetos, com imagens relacionadas as vivências das pessoas com as artes, e o manto das expectativas, com votos para um futuro próximo. A terceira ação nesta sexta, Raízes dos Sonhos, ocorreu com a plantação de uma árvore, com votos amarados em volta. O cultivo simboliza o tempo presente.