IV Semana do Curso de Licenciatura em Teatro acontecerá de 19 a 23 de outubro de 2020

22 de setembro de 2020 - 21:34

VIDAS REMOTAS, REMOTAS VIDAS: A produção teatral no campo do virtual e as reverberações na formação de artistas-professoras/es-pesquisadoras/es

Entre os dias 19 e 23 de outubro de 2020 o Departamento de Teatro, do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (CArtes) da Universidade Regional do Cariri (URCA), estará realizando a IV Semana do Curso de Licenciatura em Teatro, com o tema: VIDAS REMOTAS, REMOTAS VIDAS: A produção teatral no campo do virtual e as reverberações na formação de artistas-professoras/es-pesquisadoras/es.

O evento ocorrerá de forma online, através de transmissões via YouTube (Canal Violeta Arraes), contando com a presença de pesquisadoras/es, professoras/es, artistas e coletivos locais, regionais e nacionais, com a premissa de discutir sobre teatro, práticas artísticas virtuais e o processo de ensino/aprendizagem em/sobre teatro no contexto virtual. Outros assuntos pertinentes também serão levantados à luz destas/es pensadoras/es e artistas das cenas, tais como: inclusão e exclusão digital; o novo processo de criação artística; questões de gênero, sexualidade e raça no fazer teatral; etc.

A programação do evento contará com webinários, oficinas, compartilhamento de pesquisas (conclusas e em andamento), além de apresentações artísticas no formato live e em vídeo. No “Encontro de Poéticas” (Apresentações artísticas), as/os espectadoras/es poderão fruir esteticamente de produções teatrais de artistas e coletivos locais, regionais e nacionais, egressas/os e estudantes do curso de Teatro da URCA. Inclusive, vale ressaltar que a IV Semana do Curso de Licenciatura em Teatro estará promovendo, através de parceria, a segunda edição do Festival de Teatro Universitário da URCA (FUTURCA), na ocasião recebendo também espetáculos teatrais produzidos por estudantes de Teatro de outras universidades brasileiras e apresentando um trabalho “da casa”, o espetáculo “Mata” (Encenação da Profa. Ma. Daniela Alves e atuação da estudante Taynaria Romão).

Confira a seguir as atividades do evento:

WEBINÁRIO 01: ENCONTRO ENTRE LICENCIATURAS:

Perspectivas pedagógicas para o ensino/aprendizagem em/sobre teatro no campo virtual.

WEBINÁRIO 02: ENCONTRO ENTRE CENTROS ACADÊMICOS DE TEATRO:

Prospecções discentes no contexto da formação e criação artística na virtualidade.

WEBINÁRIO 03:

GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E

CRIAÇÃO ARTÍSTICA NO CONTEXTO VIRTUAL:

Reverberações na formação e na prática de artistas-professoras/es-pesquisadoras/es.

WEBINÁRIO 04:

TEATRO NA COMUNIDADE, ESCOLA E RUA: Desdobramentos no contexto virtual.

WEBINÁRIO 05:

PROGRAMAÇÃO/PRODUÇÃO VIRTUAL DE COLETIVOS E EGRESSAS/OS DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO.

JANELAS ABERTAS – OPEN SPACE (Apresentação de pesquisas)

Linhas/Grupos de pesquisas: Ensino de teatro e ensino remoto; Processos criativos em período pandêmico; Presença, ausência e mediação virtual.

ENCONTRO DE POÉTICAS (Apresentações artísticas)

OFICINAS

Para obter mais informações, se inscrever, enviar trabalhos, visualizar a programação e/ou entrar em contato, favor acessar a página oficial da IV Semana do Curso de Licenciatura em Teatro.

SITE: http://siseventos.urca.br

REALIZAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEATRO:

Prof. Dr. Alysson Amâncio de Sousa

Prof. Esp. André Luiz dos Santos

Profa. Dra. Andréia Aparecida Paris

Prof. Dr. Carlos Henrique Guimarães

Profa. Dra. Cecília Maria Araújo Ferreira

Profa. Ma. Daniela Alves Pereira

Prof. Dr. Jerônimo Vieira de Lima Silva

Prof. Dr. José Jackson Silva

Prof. Dr. João Dantas Filho

Profa. Ma. Maria Lucivania de Lima Barbosa

Prof. Dr. Luiz Renato Gomes Moura

Profa. Dra. Maria Odette Monteiro Teixeira

Profa. Dra. Mônica Vianna de Mello

Prof. Me. Rodrigo Frota de Vasconcelos

Prof. Me. Rodrigo Tomaz da Silva

Prof. Me. Vinicio de Oliveira Oliveira

COMISSÃO ORGANIZADORA DA IV SEMANA DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO:

Prof. Esp. André Luiz dos Santos

Prof. Dr.Jerônimo Vieira de Lima Silva

Prof. Dr. José Jackson Silva

Prof. Ma. Maria Lucivania de Lima Barbosa

Prof. Dr. Luiz Renato Gomes Moura

Discente: Paulo Andrézio Sousa e Silva

Discente: Taynaria Romão da Silva

Discente: Bruno Tavares Maciel

CONTATO: semanadeteatro@urca.br

Link do Canal Violeta Arraes: https://www.youtube.com/channel/UCA427oZwiS6_jD15SR5zI9w/featured?view_as=subscriber