5º CEURCA destaca temáticas como crise ambiental, desafios para territórios rurais e sustentabilidade
2 de outubro de 2015 - 19:06
A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza o 5º Colóquio de Economia da URCA – Sociedade, políticas públicas, cultura e desenvolvimento e o I Simpósio do Observatório das Migrações no Estado do Ceará. O evento foi aberto no último dia 1º, pelo Vice-Reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior. O CEURCA é realizado por meio Departamento de Economia da Universidade e será encerrado na noite deste dia 3, destacando importantes temáticas.
O Vice-Reitor ressaltou a rede de parcerias na co-realização do evento, que traz este ano o I Simpósio do Observatório das Migrações, para se unir ao CEURCA, que reúne grandes profissionais do Nordeste e do País, para debater temáticas de suma importância, do ponto de vista regional e nacional. “Temos a oportunidade de pensar o desenvolvimento no interior do Nordeste, nesse momento, e verificar como isso vem se dando”, ressalta.
Lima Júnior ainda ressaltou a qualificação que a URCA tem obtido nos últimos anos, e disse que hoje o quadro docente é composto por quase 50% de doutores. “Estamos na Universidade que mais cresceu nos últimos anos, no interior do Estado”, afirma.
A Presidente da organização do 5º CEURCA, Professora Valéria Pinheiro, disse que essa pode ser considerada a maior e melhor edição do Ceurca, pela dimensão dos seus temas.
Ela ressaltou a realização das edições anteriores, que abordaram temáticas importantes. Valéria também destacou atividades que vêm enriquecer mais ainda a reflexão em torno das temáticas, com a o concurso fotográfico e mostra de fotografias, que aconteceu no Salão da Terra, no campus do Pimenta. “É uma oportunidade, por meio dos debates, de suscitar a realização de novas pesquisas e ações, em prol da melhoria de vida nos territórios”, diz.
O evento contou com a presença dos Pró-reitores da Universidade e diretores de centros. Foram realizados com grande participação comunicações científicas, minicursos, lançamentos de livros, feira da gratidão, com produtos orgânicos da agricultura familiar, além de intercâmbios, e no final, a divulgação do resultado do concurso de fotografia. A mesa de abertura contou com o debate sobre o tema Crise Ambiental e desafios para os territórios rurais, com o Prof. Dr. Marcel Bursztyn (UnB) e Prof. Dr. Clovis Cavalcanti (UFPE), coordenada pela Professora Doutora, Rosana Baeringer (Unicamp).
Nesta sexta pela manhã esteve na URCA o deputado estadual pelo PSOL, Renato Roseno, que ministrou minicurso sobre “Água e Sustentabilidade sob a Perspectiva dos Direitos Humanos e da Sustentabilidade Ambiental do Século XXI, com Soraya Vanini e Érica Pontes.