Aberta 27ª Semana de Enfermagem da URCA com temática sobre Saúde Planetária, Desafios e a Atuação Crítica da Enfermagem

16 de maio de 2025 - 00:54

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza a 27ª Semana do Curso de Enfermagem, aberta nesta quarta-feira, 14, no Salão de Atos, no campus do Pimenta. O evento foi iniciado após apresentação cultural, pelo Reitor da URCA, Carlos Kleber de Oliveira, com a presença da Vice-Reitora, Professora dra. Socorro Vieira, conferencista da noite, coordenação, chefia de departamento, estudantes e docentes. Este ano, o tema do evento é Saúde Planetária, Desafios e a Atuação Crítica da Enfermagem.

A semana acontece de 14 a 16 de maio com minicursos, palestras e mesas redondas, promovendo a integração dos estudantes e docentes da Enfermagem, no fortalecimento e valorização da enfermagem no Cariri!

O Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, ressaltou, nesses 27 anos do curso, todo o trabalho de organização ao longo dos anos, para a realização da semana de Enfermagem. Ele parabenizou pelo brilhante resultado no Enade, com nota máxima no Conceito Preliminar do Curso (CPC). “Parabéns a todos os professores e estudantes que se empenharam, e isso atesta a qualidade do curso com um esforço coletivo, para mostrar a força da nossa instituição e do curso de Enfermagem”, afirma. Para o Reitor, o tema abordado é pertinente, num momento de troca de saberes para aprendizagem e uma melhor conexão entre os estudantes.

A Conferência aponta para reflexões importantes sobre a saúde do planeta e impacto ambiental.  “Que esse evento seja apreciado por todos, com muita reflexão, para termos uma sociedade melhor e com respeito ao nosso planeta”, disse a professora do Curso e vice-reitora da URCA, Socorro Vieira. Ela destaca a qualidade nos processos de formação do curso. “Um evento como esse vai trazer importantes reflexões, e estou muito feliz por estar aqui na semana, no meu curso”, completa.

A coordenadora, professora Kely Vanessa Silva, agradeceu o momento especial. “Temos uma semana da Enfermagem que é estimulada por todas as instituições da saúde, para refletirmos. Isso traz desenvolvimento técnico, científico e pluralismo, com as questões de política, economia, em que devemos nos integrar, além de defender uma formação de qualidade e excelência. O tema é extremamente relevante e atinge para além do ser humano, a geopolítica, seres vivos e as questões de sobrevivência na terra”, explica.

A Pró-Reitora, Rosely dos Santos, afirma que a semana proporciona reflexões importantes sobre a atuação da profissão. Ela ressaltou o último resultado de avaliação do Exame Nacional de Cursos (Enade) com a participação dos estudantes, professores e servidores, importante nesse processo.