Aberta exposição sobre mártir Benigna na URCA
25 de setembro de 2019 - 08:55 #exposição #mártir Benigna #Universidade Regional do Cariri (URCA)
Com objetos e fotos que mostram a vida de Benigna Cardoso Silva, a mártir Benigna, foi aberta ontem (23/09), no Salão Célia Bacurau, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a exposição “Veredas da fé”, que vai permanecer aberta ao público até sexta-feira (27/09), das 8h às 22h.
A mostra, de acordo com o curador da exposição, Carlos Eduardo de Sousa, apresenta objetos representativos do cotidiano da mártir que residia no Sítio Oiti, em Inhumas, Santana do Cariri (CE), e com apenas 14 anos de idade foi brutalmente assassinada por Raul Alves, em defesa de sua castidade, no ano de 1941. “São elementos como a máquina usada pela tia dela para fazer suas roupinhas de boneca, a cruz que foi construída pelos devotos na época para pagar promessa, um oratório, réplica de vestimenta entre outros”, explicou Carlos Eduardo.
O acervo faz parte do Memorial Mártir Benigna que está ligado à Pró-reitoria de Extensão da URCA. A exposição é itinerante e percorrerá outros municípios. A mostra também tem como curadoras as professoras da URCA Ms. Larissa Raquel e a Dra. Anna Christina F. de Carvalho. É uma organização da PROEX com apoio do GeoPark Araripe.