Abertas exposições de Babinski e Residência Artística no Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos, até dia 30/11 na URCA
11 de novembro de 2019 - 12:47
Abertas as exposições do artista Maciej Babinski com desenhos, gravuras e pinturas, e participantes das residências artísticas, na Universidade Regional do Cariri – URCA, campus do Pimenta, em Crato, dentro do Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos, no ano dedicado ao artista plástico. A abertura ocorreu com a apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, e a presença da coordenadora do evento e curadora da exposição, Dodora Guimarães, o Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber, além de prefeitos da Região, entre outros representantes de instituições.
As exposições estarão abertas até o próximo dia 30 de novembro, no Salão da Terra, onde se encontram trabalhos de diversos autores que integraram as residências artísticas, e no Salão de Exposições Célia Bacurau, com o trabalho de Babinski.
Na ocasião, foi inaugurada a escultura doada por Sérvulo Esmeraldo, à Universidade, o Tetraedro, entregue oficialmente por Dodora à instituição, com o descerramento da placa inaugural. O monumento ficará exposto de forma permanente no pátio da reitoria. Na abertura das exposições foi realizado desfile de moda com trabalho inspirado na obra de Sérvulo Esmeraldo.
Além do Tetraedro, que integrou a exposição A linha, A Luz, o Crato, realizada em 2016 por Sérvulo Esmeraldo na URCA, a última realizada pelo escultor, a URCA obteve a doação de Babinski de uma gravura, que irá integrar a pinacote da Universidade, proposta através da Pró-reitoria de Extensão. Essa obra especificamente é uma espécie de autorretrato do artista, e que irá compor o acervo da universidade.
O festival foi aberto no último dia 29 de outubro, na URCA, marcando o início das residências artísticas, com artistas do Ceará e de outros estados, contando com a inscrição de participantes através de edital.
Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo
Em celebração aos 90 anos do artista, estão sendo realizados em Crato cursos, oficina, residências artísticas e exposições. No Município, está sendo realizada a culminância do festival. Em reconhecimento ao legado do artista nascido no Crato em 1929, o Governo do Estado do Ceará instituiu em 2019, por medida de Lei, o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, comemorativo aos seus 90 Anos. Para marcar a data e homenagear a cidade natal do artista, o Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza no Crato, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão, realiza o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos, até dia 30/11.
Exposição Babinski
Os visitantes do Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos poderão percorrer uma exposição inédita e antológica para reconhecer e festejar a presença de Maciej Babinski, artista nascido na Polônia (Varsóvia, 1931), que adotou o Cariri cearense há 27 anos – não como refúgio, mas como campo de expansão para a sua vida e para o exercício da arte com a maior liberdade possível.
Com residência e atelier em Várzea Alegre, o artista das filigranas agigantou-se no sertão do Cariri. Integrante de uma geração de artistas, cada vez mais rara, de sólida cultura e de domínio do métier, Babinski é um mestre reconhecido também por ter colaborado para a formação de importantes artistas brasileiros. Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição reune obras entre desenhos, gravuras e pinturas, realizadas entre 1967 e 2019.
Residências Artísticas
Durante o Festival, os artistas residentes irão vivenciar o celeiro cultural que é o Cariri cearense, cada um com turmas de artistas inscritos e selecionados para a experiência, de 31/10 a 07/11. As residências artísticas têm à frente as artistas visuais com trabalhos colaborativos Rochelle Costi e Mônica Nador e o fotógrafo Gentil Barreira – que fotografou e acompanhou Sérvulo Esmeraldo por mais de 30 anos. Serão dias de imersão e compartilhamento que resultarão em uma exposição coletiva, com curadoria de Marcus Lontra Costa e Dodora Guimarães, na URCA – Campus Pimenta.
Programação Paralela
A URCA promove uma série de atividades abertas ao público durante o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos. No dia 14, às 14h, o Centro das Artes sedia uma sessão do projeto Cinemaria, cineclube que envolve professores e alunos de artes e a comunidade em geral.
Uma mesa-redonda sobre “O Crato de Sérvulo” reúne José Flávio Vieira, Humberto Cabral e Napoleão Tavares Neves. Essa acontece no dia 28/11, às 19h, no Instituto Cultural do Cariri (ICC).
Juntamente com a Secult, a universidade também promove exibições do documentário “Sérvulo Esmeraldo – O Espaço no Infinito”, durante o período do festival, nos municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O calendário de exibições e os locais serão divulgados paulatinamente nas redes sociais do Instituto.
Também está prevista uma Vivência Estética Compositiva com André Moraes e Carolina Mapurunga, na Comunidade do Gesso, nos dias 29 e 30 de novembro.
SERVIÇO:
FESTIVAL SÉRVULO ESMERALDO 90 ANOS
DATA: De 30/10 a 30/11/2019
LOCAL: Crato/CE
Mais informações: Instagram @institutoservuloesmeraldo/ Facebook https://www.facebook.com/institutoservuloesmeraldo/
Abertura Exposições: 07 de novembro
Coletiva Conclusiva das Residências Artísticas com os Artistas Participantes.
Maciej Babinski: Desenhos, Gravuras e Pinturas (1961 – 2019)
Período das Exposições na URCA, Campus Pimenta: 07 a 30 de novembro de 2019
Visitação: segunda a sexta, das 08h às 12; das 14h às 16h; e das 18h às 22h