Aberto o II Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades, que acontece de 3 a 6 de novembro, na URCA

4 de novembro de 2025 - 11:35

  Com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais foi aberto, oficialmente, na noite desta segunda-feira,3, o II Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades, com o tema Diálogo Inter-religioso, Ensino e Diversidade Intercultural, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O evento contou com apresentação cultural, seguida da mesa de abertura, com pró-reitores da URCA e o Reitor Carlos Kleber de Oliveira, que destacou a importância do estudo relacionados às religiosidades e a sua pluralidade.

A coordenadora da Comissão organizadora do Simpósio, Professora Adriana Maria Simião, diretora do Instituto José Marrocos de Pesquisa Sócio-Culturais do Cariri (Ipesc), ressaltou o sentido do evento, que acontece de 3 a 6 de novembro, remetendo ao pertencimento e compromisso, na presença de representações religiosas e espirituais. “Mais do que uma programação acadêmica, é um gesto coletivo de fé na humanidade e na diversidade”, disse a professora. O Simpósio nasce no coração da URCA, através do Ipesc, conforme Adriana Simião, e do Observatório Transdisciplinar das Religiosidades e Espiritualidades de Expressões Culturais do Nordeste.

A conferência de abertura abordou Religiões: Diversidade, Educação e Diálogo, com o Professor da Unicap, Gilbraz de Sousa Aragão. Na oportunidade, a coordenadora definiu o momento como de celebração, escuta e diálogo.

O simpósio será realizado de forma híbrida, transmitido pelo canal do Ipesc, no YouTube. Nesta terça-feira, 4, a programação prossegue a partir das 8h, com mesa redonda sobre Diálogo Inter-religioso e desafios no contexto atual, tendo como participantes: Romi Márcia Bencke (Pastora IECLB), Francilaide Queiroz Ronsi (PUC-Rio), Roberto Viana (URCA/Diretor de Patrimônio Cultural de Juazeiro do Norte), mediada por Itamara Freires de Meneses (IPESC – URCA). Outra mesa redonda, ocorre a partir das 15h.