URCA realiza Seminário Internacional Arte/ Gênero/ Ensino, em tempos de conservadorismo

1 de junho de 2018 - 16:53

O “Seminário Internacional Arte/ Gênero/ Ensino – em tempos de conservadorismo” foi aberto na última segunda-feira (28/05), no Auditório do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, em Crato-CE.

A solenidade de abertura contou com a presença do Reitor, Patrício Melo, Vice-Reitor, Lima Júnior, Diretora da Escola SESC, Marciana Barros, Diretora do Centro de Artes, Mônica Melo, Diretora do Centro Acadêmico de Artes Visuais, Ana Mae Barbosa, Maria Claudineide Alves, Líder do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA, Dr. Fábio José Rodrigues da Costa, Líder do Grupo de Pesquisa Nzinga, Drª Renata Aparecida Felinto dos Santos, Líder do Grupo de Pesquisa Ateliê de Pintura, Drª Ana Cláudia Lopes de Assunção, e Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas Audiovisuais e Tecnologias Contemporâneas, Dr. Sérgio Henrique Carvalho Vilaça.

Na ocasião, o Reitor, professor Patrício Melo, destacou a importância do evento frente ao conservadorismo no interior do Estado do Ceará. “O conservadorismo ataca com mais força as instituições do interior, que ainda não se consolidaram, estão avançando em inovação e tecnologia no ensino superior para a expansão do ensino, pesquisa e extensão, e esse é um desafio para ser superado, assim como a violência contra a mulher, a mulher negra e a comunidade LGBTT”, frisou.

O evento teve inicio com a conferência de abertura “Entre el saber y el poder: mujeres del sur de Colombia en el arte actual”, pela Dra. Rocio Polanía. Em seguida teve início a mostra de curtas “Cineclube Maria” e para finalizar o primeiro dia a conferência Arte Gênero e Poder: mulheres artistas em Pernambuco, com a Drª Madalena Zaccara da Universidade Federal de Pernambuco.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Arte, Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq, Grupo de Pesquisa Nzinga- Novos Ziriguiduns Internacionais e Nacionais gerados nas Artes Visuais – CNPq, Grupo de Pesquisa Poéticas Audiovisuais e Tecnologias Contemporâneas – Melliés/CNPq, Grupo de Pesquisa Ateliê de Pintura: possibilidades e descobertas dos materiais pictóricos /CNPq, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC Unidade Crato).