Aluno da URCA descreve nova espécie de caranguejo amazônico
3 de fevereiro de 2021 - 10:03
O aluno da Universidade Regional do Cariri (URCA), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Carlos Antonio Muniz Martins, em conjunto com pesquisadores da URCA, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Nacional de Pesquisa Amazônica (INPA), descreve nova espécie de caranguejo amazônico.
O único exemplar foi encontrado no município de Chupinguaia /Rondônia e usado para a descrição.Fredius avilai n. sp recebeepíteto específico em homenagem ao Prof. Dr. Robson W. Ávila da Universidade Federal do Ceará, responsável pela coleta e doação do material ao Laboratório de Crustáceos do Semiárido (LACRUSE – URCA). A espécie pode ser facilmente distinguida de seu congêneres pelos seguintes caracteres do primeiro gonópode masculino: lobo mesial alongado, convolvulado, porção proximal dirigida lateralmente, a porção distal recurvada acentuadamente na direção abdominal; processo marginal arredondado, não projetado sobre abertura distal do canal espermático, fundindo-se com a porção distal da superfície abdominal após uma depressão rasa; sutura lateral bem demarcada ao longo da superfície da haste mesoabdominal e porção distal direcionada para dentro.
Segundo os pesquisadores, ainda não é possível saber real distribuição da espécie, assim como também o seus status. No entanto, pela localização da coleta, pode-se dizer que caranguejo pode estar sofrendo por causa da pressão antrópica.
O Aluno, assim como também os outros pesquisadores, agradece ao Dr. Robson W. Ávila pela coleta e doação do material, assim como a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo apoio financeiro e a URCA pelo suporte à pesquisa sobre de crustáceos decápodes.