Cariri sedia XII Simpósio Nacional de Geomorfologia – XII SINAGEO

5 de junho de 2018 - 16:31

images/stories/xii sinageo4.jpg

O Cariri sediou XII Simpósio Nacional de Geomorfologia – XII SINAGEO, evento realizado no Centro de Convenções do Cariri, com a presença de pesquisadores e estudantes de diversos estados brasileiros. O simpósio foi realizado pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB), Grupo de Estudos em Geomorfologia e Pedologia, através do Departamento de Geociências/URCA (GeoPed – CNPq), o Geopark Araripe e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

O simpósio foi aberto com uma programação cultural, após o credenciamento dos participantes, e teve continuidade até o dia 30 de maio. “Paisagem e Geodiversidade: a valorização do Patrimônio Geomorfológico Brasileiro” foi o tema central.

Após a solenidade de abertura, proferida pelos organizadores e realizadores do evento, foram realizadas premiações de pesquisas com concorrentes de todo o Brasil, incluindo a melhor tese, melhor dissertação e Jovem Geomorfólogo. A conferência de abertura foi proferida pelo Professor Dr. José Brilha, da Universidade de Minho, em Portugal. Ele abordou a temática “Paisagem e geodiversidade: a valorização do patrimônio geomorfológico brasileiro”.

O XII SINAGEO buscou estimular debates através de Conferências, Mesas Redondas e apresentações de trabalhos, além de uma variada gama de aspectos da ciência geomorfológica, distribuídos nos 10 eixos temáticos, como Geomorfologia Estrutural, Neotectônica e Carste; Geomorfologia Costeira; Geomorfologia de Ambientes Semiáridos; Ensino de Geomorfologia e formação do Geomorfólogo; Geodiversidade e Patrimônio Geomorfológico; Dinâmicas de Vertentes e Interações Pedogeomorfológicas; Geomorfologia do Quaternário e Geocronologia; Geomorfologia de Sistemas Fluviais e Lacustre; Geotecnologias, Modelagem e Mapeamento Geomorfológico
e Geomorfologia e Planejamento Ambiental. Alguns dos maiores nomes da Geomorfologia atual do Brasil e de Portugal estiveram no XII SINAGEO.

Interiorização de grandes eventos

O Presidente da União da Geomorfologia Brasileira, Osmar Carvalho Júnior, além de Marcelo Martins de Moura Fé, Chefe do Departamento de Geociências da URCA, Nivaldo Soares, Diretor do Executivo do Geopark Araripe, além do Vice-Reitor da URCA, estiveram presentes na solenidade de abertura. A Professora Simone Cardoso Ribeiro, uma das organizadoras, ressaltou todo o esforço em prol da realização do evento. Ela destacou o trabalho desenvolvido pela equipe.

A Professora Juliana Maria Oliveira Silva – URCA, ressaltou que a proposta de escolha do Cariri nasceu no evento anterior. Ela agradeceu o apoio da administração da URCA na realização, além de todas as parcerias para efetivação dos trabalhos, incluindo Governo do Estado, revista da UFPE, CNPq e Capes, Casa de Pedra, Geopark Araripe, entre outros apoiadores.

O Vice-reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior, ressaltou os desafios da interiorização dos grandes eventos hoje no Brasil, e destaca que isso não é possível sem uma equipe receptora e a comunidade científica acreditar na possibilidade de realização.

Os diversos elementos históricos e culturais foram explicitados pela sua relevância aos presentes. Com isso, a agenda da URCA se insere na ambiental, por atuar na questão do patrimônio geomorfológico. “Outro aspecto foi destacar um pouco do Geopark, projeto importante que abraça o evento. A URCA é a instituição pública de maior governança no Estado do Ceará, com estudantes formado nos mais diversos setores, e com uma formação de qualidade”, disse ele.

O diretor do Geopark, Nivaldo Soares, ressaltou o esforço da comissão organizadora e de todos os participantes que tiveram a oportunidade de vivenciar importantes momentos, diante de uma rica geodiversidade. Para ele, essa foi uma oportunidade de levantar questões para a academia. O professor Osmar Carvalho disse que essa foi mais uma etapa de grandes feitos. O evento sempre ocorreu com afinco e sendo produtivo. Ele agradeceu a receptividade e disse que o Cariri é um grande aprendizado de convívio humano e diversidade.

O Professor Marcelo de Moura Fé, Chefe de Departamento, destacou a sua fala em nome de todos que se esforçaram pela realização do evento, além dos professores do departamento que se envolveram, e sob as mais diversas formas contribuíram, além dos monitores, a maioria dos cursos de licenciatura.

images/stories/xii sinageo5.jpg