Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPEC) é requalificado e inaugurado
21 de dezembro de 2017 - 17:41
O Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPEC), ligado ao Departamento de Economia da URCA passou recentemente por requalificação e foi inaugurado nesta última sexta-feira (15/12).
O CEPEC foi um dos primeiros espaços de pesquisa da URCA a ser institucionalizado com Regimento Interno, criado ainda nos anos iniciais de implantação desta IES, liderado pelo grupo de professores conhecidos como fundadores e que naquele momento atuavam de forma intensa na consolidação do Curso de Ciências Econômicas através das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentre estes estavam os Prof. Ronald Albuquerque, Dilza Esmeraldo, Pedro Ferreira Barros, Eli Menezes, Marcos Eliano e Felizberto Nunes. Posteriormente, estiveram na coordenação do CEPEC os Profs. Rosalvo Alves, João Luís do Nascimento Mota, José Micaelson Lacerda, Luís Felisberto, dentre outros.
Além do imperativo de melhorar de fato os espaços de pesquisa, este Centro se viu diante da necessidade de se requalificar mais recentemente, com o avanço dos estudos no Departamento, criação institucional de Grupos de Pesquisa cadastrados na Plataforma Lattes, expansão destes grupos e elevação do número de bolsistas de IC, além da ampliação da capacitação docente com professores doutores e mestres.
Em 2016 assumiu a Coordenação do CEPEC a Profa. Silvana Queiroz com a implantação do Observatório das Migrações do Estado do Ceará. Um plano de trabalho foi montado com o envolvimento coletivo dos docentes do Departamento e alunos bolsistas, conduzido pela coordenadora do CEPEC, contando com o apoio da Chefia do Departamento e da Administração Superior da URCA.
A proposta de otimização dos espaços através do uso compartilhado dos ambientes por todos os grupos de pesquisa do Departamento de Economia bem como pelos alunos da graduação que podem acessar os gabinetes de estudo, se apresenta como estratégia frente a todas as demandas ampliadas por espaços.
Estiveram presentes os alunos bolsistas dos Grupos, os Prof. Francisco Teixeira, Valéria Pinheiro, Aline Alves, Rosemary Cordeiro Brito, Silvana Queiroz, Guilherme Sawatami, Pedro Barros e Laudeci Martins, além do Coordenador de Pesquisa da URCA representando a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), o Prof. Flávio França e o Vice-reitor da URCA, o Prof. Francisco do O’ de Lima Júnior, também do Departamento de Economia.
Na ocasião, tomou posse na Coordenação do CEPEC a Profa. Eliane Pinheiro de Sousa em decorrência do afastamento da Profa. Silvana Queiroz para cursar Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A pesquisa no Departamento de Economia
Atualmente são 09 (nove) Grupos de Pesquisa do Departamento de Economia com cadastro junto à Plataforma Lattes com uma agenda ampla, que envolve grande leque de problemáticas e investigações, conectadas a todo o currículo de formação do economista, bem como às possibilidades de expansão através da futura pós-graduação stricto sensu do Departamento.
Os grupos com seus respectivos líderes: Grupo de Pesquisa em Estado, Economia e Sociedade (Líder Francisco Roberto Dais de Freitas); Grupo de Estudos em Negócios Urbanos e Rurais (GENUR) (Líder Maria Jeanne Gonzaga de Paiva); Grupo de Estudos em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano (GETEDRU) (Líder Francisco do O’ de Lima Júnior); Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada (GPEA) (Líder Eliane Pinheiro de Sousa); Grupo de Pesquisa Marxista (GPM) (Líder Francisco Soares Teixeira); Laboratório de Estudos Avançados em Economia Contemporânea Aplicada (LAEC) (Líder Luís Abel da silva Filho); Laboratório de Estudos Rurais do Ceará (LAERC) (Líder maria Messias Ferreira Lima); Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Meio Ambiente, Território, Trabalho e Sustentabilidade (MATTAS) (Líder Valéria Feitosa Pinheiro); Observatório das Migrações do Estado do Ceará (Líder Silvana Nunes de Queiroz).
Juntos, estes grupos são responsáveis por uma extensa e qualitativa produção acadêmica. Dentre elas a boa participação em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais da área e de áreas afins; o intercambio com grupos de pesquisas de outras instituições e órgãos nacionais e internacionais; a publicação de livros e também de artigos em periódicos indexados na avaliação Qualis/CAPES além de atuar como espaço para encaminhar com sucesso os egressos à pós-graduação em centros de todo o país.