Cerimônia do Jaleco realizada para segunda turma do MedURCA

15 de junho de 2023 - 00:28

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou a segunda cerimônia do jaleco do curso de Medicina. A T2 do MedUrca conta com 23 novos alunos da instituição, que iniciaram suas atividades no mês de março deste ano. A cerimônia foi presidida pelo Reitor, Francisco do O’ de Lima Júnior, e contou com a presença da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PROAE), Professora Socorro Vieira, além da representante do corpo docente, Professora Yana Paula Coelho Correia Sampaio, o representante do Centro Acadêmico de Medicina Dra. Amélia Benebien, Igor Victor Xavier Bezerra, representante da turma e orador, Raimundo Daywid Costa Diógenes, e representando os pais e mães da turma, Maria do Socorro Leite Cruz Sampaio.

Uso do jaleco

A solenidade foi marcada pela emoção trazendo para os estudantes o verdadeiro simbolismo do jaleco, uniforme oficial dos profissionais de saúde. O uso do jaleco branco começou no final século XVX. Tido como uniforme dos profissionais de saúde, a justificativa do uso foi a detecção de doenças por falta de higiene, à época.

Os tratamentos de saúde aderiram à diversas práticas como forma de assegurar uma assepsia eficiente, desde então o uso de roupas brancas e limpas se tornou uma norma entre os profissionais de saúde em hospitais e em ambientes de atendimentos clínicos e laboratoriais. No Brasil, em 1978, foi estabelecida por meio de portaria, a regulamentação da norma, através do Ministério do Trabalho Emprego, que considera Equipamento de Proteção Individual (EPI), todo dispositivo ou produto de uso individual, destinado à proteção de riscos susceptíveis de ameaçar à saúde do trabalhador. “Como EPI, o uso do jaleco ajuda a reduzir os riscos de contaminação, causada por fungos, bactérias e vírus”, ressalta a professora Yana.

Para o Reitor, a Cerimônia do Jaleco da segunda do MedURCA faz parte de uma simbologia importante na formação destes profissionais que ritualiza a proteção, a higiene e a saúde pública, para além de uma indumentária. “Acima de tudo uma alegria expressa na emoção dos pais e demais familiares, da classe trabalhadora que vê a possibilidade desta formação acessada através de uma Universidade pública estadual e de ação interiorizada. No caso do MedURCA, o esforço de pensar um curso específico e que se apropria de expertises transdisciplinares, de modo integrado às outras formações já tão bem conduzidas pela nossa IES”, disse.

O Reitor ressaltou a importância do curso e o processo de institucionalização, desde o nascedouro, com contribuição e parcerias, a exemplo das universidades, com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a inspiração da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Prefeitura do Crato, além de Dr. Carlile Lavor, que deu grande contribuição na concepção do curso.

Em relação curso, professos Lima Júnior destacou o processo de formação dos seus alunos. “Seus filhos estão entregues numa casa que tem idoneidade, para a formação”, disse, ao acrescentar para os estudantes que durante a vida profissional irão carregar a genética da URCA.