Crato sedia 13º Cinpar, com apoio da URCA

12 de setembro de 2017 - 10:22

images/stories/cinpar  4 resoluo do desktop.jpg

O Cariri sediou, no último final de semana, com instituições de ensino superior, o 13º Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas (Cinpar), com a presença de pesquisadores de vários países. O evento contou com a organização do Instituto Tecnológico do Cariri (ITEC) e apoio institucional da URCA, UVA, UFCA e FAP.

A abertura do evento aconteceu no último dia 7, no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, feita pelo Professor Francisco Carvalho, coordenador, e o Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor dr. Patrício Melo, além de contar com as presenças do Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, e o Vice-Reitor da URCA, Professor Dr. Francisco do Ó de Lima Júnior, e a Professora da Faculdade Paraíso, Francisca Gondim.

Patrimônio histórico

A palestra de abertura foi realizada pelo Professor Doutor da Universidade de Madri, na Espanha, Dr. Eduardo Ballan, que abordou a temática Intervenção em Patrimônio Histórico, no intuito de promover a reflexão e debate sobre o tema. Além de fazer algumas abordagens sobre patrimônio no Cariri, na área do Geopark Araripe, ele citou o exemplo da igreja da Sagrada Família, obra de Gaudi, em Barcelona, como um exemplo de intervenção realizada e todos os estudos para implantar um metrô com passagem subterrânea sob o prédio histórico e todos os cuidados necessários para não intervir na estrutura da edificação.

images/stories/cinpar resoluo do desktop.jpg

Evento consolidado

O Professor Francisco Carvalho fez um breve histórico o Cinpar, desde o nascedouro das discussões e atualmente com o potencial de reunir pesquisadores de várias partes do mundo. O próximo congresso será realizado na Itália. Mas já passou por Fortaleza, Portugal, Sobral, Argentina, Chile, além de Porto Alegre. Para ele, essa é uma oportunidade de despertar e debater questões específicas. O coordenador agradece o apoio da URCA. Já o presidente do ITEC e Professor da URCA, Jefferson Marinho, ressaltou o desafio de trazer o Cinpar para o Cariri. “É um evento de grande envergadura, consolidado no meio acadêmico e científico”, disse.

A quantidade de artigos submetidos para avaliação e qualidade do material chamou a atenção dos organizadores. Foram mais de 240 artigos inscritos para a apresentação. Segundo o Professor Jefferson, houve uma avaliação rigorosa para classificação dos artigos, pelo alto nível dos trabalhos. O Reitor Patrício Melo, destacou a qualidade dos conferencistas, num evento de ato nível e ressaltou a seriedade e relevância dos temas tratados. Ele agradeceu todos os esforços mantidos para a concretização do Cinpar.

images/stories/cinpar  2.jpg

Sucesso do evento

Segundo avaliação do Professor Jefferson, o Cinpar foi um sucesso total com cerca de 300 participantes e 240 artigos científicos submetidos, e contou com a participação de palestrantes renomados da Espanha, Chile, Argentina, Portugal e Brasil, sendo que o prof. Jefferson Marinho (ITEC/URCA) foi um dos palestrantes e ministrou também um minicurso no Congresso. Na solenidade de encerramento, já ficaram definidas as próximas edições, a serem realizadas em 2018 (Florença – Itália) e 2019 (Salta – Argentina).

images/stories/cinpar 2 resoluo do desktop.jpg