CRUC emite nota acerca da Campanha de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19

19 de janeiro de 2021 - 12:02

Após o parecer favorável da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ao uso emergencial das vacinas CoronaVac (Sinovac – Instituto Butantã) e ChAdOx1 (AztraZeneca – Fiocruz), as Instituições de Ensino Superior associadas ao Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), pautadas no clima colaborativo de envolvimento amplo em prol da vacinação contra a Covid-19, manifestam seu irrestrito apoio à Campanha Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a enfermidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), reforçando a postura de que a vacinação é um dever de segurança sanitária coletiva.

Pesquisas, ações de extensão, formação de quadros e serviços desenvolvidos nas dependências destas instituições colocados à serviço dos órgãos de saúde foram fundamentais nas ações de combate à Covid-19 no Estado do Ceará – que vêm sendo exemplo para todo o Brasil. Testemunhadas pela população cearense (seja por meio da imprensa ou pelo benefício direto das ações de enfrentamento desenvolvidas), as instituições associadas ao CRUC – Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – vêm auxiliando as autoridades sanitárias no enfrentamento da pandemia desde a sua declaração, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 12 de março de 2020, desenvolvendo um conjunto diverso de ações de combate que colocam à disposição da comunidade estadual pessoal qualificado, equipamentos, capacidade de trabalho e, principalmente, o rico conhecimento científico produzido nessas entidades.

Para viabilizar a Campanha Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, as instituições associadas ao Cruc, como já manifestado institucionalmente em oportunidades anteriores, reiteram sua total disponibilidade, colocando à nução das equipes de saúde estaduais e municipais, por exemplo, seus equipamentos de refrigeração de alta capacidade, suas equipes voluntárias de saúde e suas estruturas físicas (para montagem de salas de vacinação dentro das normas adequadas e atendendo às determinações de segurança sanitária vigentes).

Cônscios de que a vacinação se dará por etapas, por ordem de prioridade a grupos de riscos e a profissionais de saúde, os dirigentes das Universidade reforçam a necessidade de manutenção dos cuidados já recomendados pelas autoridades sanitárias, como forma de redução de riscos à propagação do vírus neste momento crucial da estratégia de combate à pandemia. Assim, as instituições associadas ao Cruc manifestam à população cearense a necessidade de manter a adoção de medidas individuais de segurança (como lavagem constante das mãos, uso de máscara e de álcool em gel e distanciamento social).

O início da vacinação no Brasil, alinhando-se a outras nações do mundo, concretiza a apropriação mais plena da ciência em defesa da vida, a partir do desenvolvimento de pesquisas em universidades e em outras instituições públicas de pesquisa. Neste sentido, UFC, Uece, Urca, UVA, UFCA, Unilab, IFCE E Unifor fortalecem-se como patrimônios do povo cearense na promoção da vida e do desenvolvimento.

Fortaleza – Ceará, 18 de janeiro de 2021.

Prof. Francisco do O’ de Lima Júnior – Presidente do CRUC, Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque – Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Prof. Hidelbrando dos Santos Soares – Reitor da Universidade Estadual do Ceara (UECE)

Prof. Fabianno Cavalcante de Carvalho – Reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Prof. Ricardo Luiz Lange Ness – Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Prof. Roque do Nascimento Albuquerque – Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (UNILAB)

Prof. Virgílio Augusto Sales Araripe – Reitor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Profa. Fátima Maria Fernandes Veras – Reitora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)