Docente do Curso de Enfermagem do Campus de Iguatu recebe Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2025

15 de dezembro de 2025 - 00:06

A Professora Dra. Açucena Leal de Araújo, docente do Curso de Enfermagem do Campus Avançado da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Iguatu, foi agraciada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese – Edição 2025, uma das mais relevantes distinções acadêmicas concedidas no Brasil.

A tese reconhecida, intitulada “Estratégias de cuidado para prevenção da úlcera de pé diabético: síntese das evidências científicas”, apresenta uma análise abrangente e rigorosa das melhores práticas, tecnologias e intervenções para o cuidado preventivo do pé diabético.

O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob orientação da Professora Dra. Thereza Maria Magalhães Moreira e coorientação do Professor Dr. Thiago Santos Garcês.

A cerimônia nacional de premiação ocorreu no dia 11 de dezembro de 2025, no Auditório Nacional da Indústria, em Brasília, reunindo pesquisadores de destaque de diversas áreas do conhecimento de todo país.

A docente afirmou, ao receber o reconhecimento, que receber a Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese é uma honra imensa e um marco em sua trajetória acadêmica. “Este reconhecimento reafirma a importância da produção de conhecimento comprometida com a melhoria do cuidado em saúde. Dedico este prêmio ao poder transformador da educação pública e às pessoas com diabetes, que motivam a busca constante por práticas de cuidado mais seguras e eficazes”, disse.

Com isso, a docente da URCA presta uma importante contribuição à ciência e o destaque nacional alcançado.