Equipe multidisciplinar da URCA realiza estudos na Zona Especial Ambiental do rio Batateiras
13 de março de 2019 - 11:47
O Promotor de Justiça do DECON da Cidade do Crato, Dr. Thiago Marques Vieira, convocou uma Audiência Pública tendo como fim discutir os mais diversificados pontos de vista acerca do processo de desafetação da Zona Especial Ambiental 04, ZEA do Rio Batateira.
Para isso, foi solicitado que a Universidade Regional do Cariri constituísse uma Comissão Técnica para analisar os pareceres técnicos existentes. A Comissão Técnica foi composta por uma equipe multidisciplinar, formada pelos professores dos Departamentos de Geografia, Francisco Edmar de Sousa Silva; Biologia, José Laécio de Moraes; e Construção Civil, Jefferson Luiz Alves Marinho e Janeide Ferreira Alencar de Oliveira, além do Diretor Executivo do Geopark Araripe, Nivaldo Soares, e acadêmicos do curso de Tecnologia da Construção Civil.
A equipe responsável realizou uma visita in locu no dia 13 de dezembro de 2018, e fez as ponderações legais elencadas, onde foi possível concluir que a área apresenta risco do ponto de vista legal e ambiental para expansão urbana, especialmente de empreendimentos e edificações que tendam a proporcionar um adensamento populacional, que promovam supressão de vegetação e ocupação de espaços íngremes mediante cortes e remoção do solo.
De modo geral ficou definido que boa parte da área não comporta uso e ocupação. Assim, foi determinado que é necessário estudos mais detalhados nas áreas que poderão ser efetivamente ocupadas para fins de loteamento e nas éreas destinadas a preservação.