Estudantes e Professores da URCA fazem manifestação de não adesão a greve
30 de novembro de 2015 - 17:00
Decretada na última quinta-feira (26/11), a greve da Universidade Regional do Cariri (URCA) tem gerado polêmica e descontentamento entre professores e alunos. Docentes de diversos cursos questionam o fato de apenas 53 professores, do universo de 345 efetivos, 117 substitutos e 158 temporários, terem deliberado pela retomada imediata da greve. Por outro lado, um número significativo de alunos também se posiciona contrário ao estado de greve, inclusive, o movimento vem ganhando força nas redes sociais com a articulação da comunidade universitária através de links como: #NãoaGrevedaURCA #QueremosAula #AlunosMerecemRespeitoe #LutaSimGreveNão.
Mobilizados alunos e professores dizem Não à Greve
Hoje pela manhã (30/11), um grupo de professores e alunos do Curso de Economia dialogou sobre o estado de greve sendo manifesto a não adesão ao movimento. Presente à reunião, o professor João Luiz do Nascimento Mota ressaltou que um número expressivo de docentes que participaram da reunião afirmaram continuar com suas atividades em sala de aula.
Já no sábado passado (28/11) alunos do curso de Direito e do Centro Acadêmico (CA) estiveram conversando com o Deputado Estadual Zé Ailton Brasil, membro da Comissão de Orçamento da Assembleia, para esclarecer fatos como a publicação do edital para concurso público. De acordo com o parlamentar desde o dia 26 deste a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou a mensagem do governador Camilo Santana, a qual, pede a redistribuição de vagas no quadro de professores da Urca, para que o Governo do Estado possa lançar o edital do concurso. “A pauta deve entrar em votação já na próxima semana dando continuidade assim aos compromissos acordados pelo governador Camilo Santana com as três universidades estaduais”, explica o Deputado Estadual Zé Ailton Brasil.
Também no Campus CRAJUBAR professores e alunos estiveram em reunião na última sexta-feira (27/11) para dialogar sobre a greve. Em pauta reflexões sobre a quem interessa a greve? nortearam o debate cujos posicionamentos, favoráveis e contrários, foram expostos culminando, na votação final, com posicionamento contrário a greve pela grande maioria dos presentes.
Dando continuidade às mobilizações contrárias a deflagração imediata da greve, diversos discentes que compõem a frente “Em defesa da URCA”, convocam alunos e professores a se fazerem presentes a Assembleia Geral que ocorrerá na noite desta segunda-feira (30/11), às 19h00, no Campus São Miguel. “Essa greve tem outra característica que é o fato de termos unidos um grupo significativo de alunos e professores que não concordam com essa atitude. Clamamos pelo bom senso, pelo respeito a democracia e aos estudantes”, ressalta o aluno do Curso de Direito, Helter Dias.