Ex-aluno do mestrado da URCA é aprovado em doutorado da UFPB

9 de fevereiro de 2017 - 14:58

O ex-aluno da URCA, Álefe Brito Monteiro, foi aprovado em terceiro lugar no Doutorado em Farmacologia do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PgPNSB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, o referido programa tem o conceito CAPES Nível 6.

Álefe Monteiro é biólogo e mestre formado pelos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado) e mestrado em Bioprospecção Molecular da URCA do campus Pimenta, Crato-CE, onde foi orientado pela Dra. Marta Regina Kerntopf, professora adjunta, coordenadora do Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais (LFPN) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno).

Durante sua vida acadêmica, o estudante sempre se mostrou ativo e participativo. Álefe foi monitor voluntário das disciplinas de Biologia Celular/Molecular e Fisiologia Humana, bolsista de Iniciação Científica e bolsista de Apoio Técnico do LFPN. Em seu mestrado, publicou artigos científicos em periódicos, nacionais e internacionais, na área de Farmacologia. Sua dissertação de conclusão do mestrado foi eleita pelos professores avaliadores Dra. Roseli Barbosa (URCA), Dr. Cícero Francisco Bezerra Felipe (UFPB), Dr. Francisco Romero Cabral (Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein-São Paulo) e do então coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular (PPBM), Dr. Irwin Rose Alencar de Menezes, como “uma das melhores dissertações já escritas e apresentadas ao Programa”.

O estudante será orientado pelos professores conceitu
ados Dr. Reinaldo Nóbrega de Almeida e Dr. Cícero Francisco Bezerra Felipe, pesquisadores da área de Neuropsicofarmacologia da Universidade Federal da Paraíba.

Álefe agradece e atribui sua conquista a Deus, sua família e aos professores do colegiado do PPBM, especialmente sua orientadora Dr. Marta Kerntopf e co-orientador Dr. Cícero Felipe “Meus orientadores foram a ponte do conhecimento para sua conquista, pois essa aprovação é resultado do incentivo e colaboração de várias pessoas”. Ele ainda complementa: “Cada professor da URCA é uma porta para o mundo, cabe a cada estudante, graduando ou pós-graduando, se dedicar e aproveitar as oportunidades que lhe são de bom grado oferecidas”.