ExpoSUS integra experiências, vivências e serviços de saúde ao público
13 de novembro de 2017 - 08:11
A Universidade Regional do Cariri (URCA), realizou nos últimos dias 8 e 9 de novembro, o II ExpoSUS. O evento contou com diversas atividades, exposições e serviços de saúde prestados ao público. O projeto integra ensino, serviço e comunidade, com propostas transformadoras das práticas do SUS. Dentro das ações trabalhadas foram realizadas exposições de experiências de integração, incluindo as disciplinas do curso de Enfermagem.
No pátio de Pedagogia, no Campus do Pimenta, foram realizadas diversas atividades em saúde, como verificação de pressão arterial, atividades de fisioterapia, orientações em saúde, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite. Outras atividades de interação foram desenvolvidas como vivência de Tai Chi Chuan e Dança Circular, com o professor Elizaldo de Brito.
A exposição ainda contou com a apresentação de diversos painéis com as experiências exitosas de integração, incluindo a participação dos alunos e professores do curso. Além disso, mesa redonda tendo como base os Desafios para a Integração ensino-serviço-comunidade, com a participação da professora Emile Cordeiro, do curso de Medicina, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a enfermeira Sandra Nyedja, da Rede de Atenção em Saúde do Crato.
O ExpoSUS contou com o I Forum dos Conselhos locais de Saúde do Crato, realizado no auditório do Mestrado de Bioprospecção Molecular, reunindo representantes dos conselhos, Rede de Atenção em Saúde do Crato, entre outros participantes.
O evento foi encerrado com a Mesa Redonda sobre as Práticas Interprofissionais em Saúde e os Impactos no SUS, contando com profissionais da Medicina, Farmácia e Fisioterapia.
De acordo com a professora Alissan Martins, no evento foram apresentados 22 trabalhos provenientes das disciplinas da graduação, do PET Graduasus URCA, UFCA, Secretaria Municipal de Saúde do Crato e Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da URCA, sobre ações de integração ensino-serviço-comunidade. Houve também 13 atendimentos de orientação ambiental, 52 verificações de pressão arterial, 26 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, 24 orientações nutricionais, 14 avaliações de qualidade de vida, 8 orientações farmacêuticas e 9 verificações de glicemia capilar.
O fórum de conselhos locais de saúde contou com representantes da comunidade de várias unidades de saúde e da Secretaria Municipal de Saúde do Crato, do PET Graduasus. Durante o II ExpoSUS ainda houve a oferta da feira comunitária, em parceria com a comunidade vinculada a Vila da Música, do Belmonte, em Crato.