Firmado Protocolo de Intenções Interinstitucionais entre a URCA e UFRJ

19 de abril de 2018 - 15:57

Uma comitiva científica da Universidade Regional do Cariri (URCA), firmou Protocolo de Intenções Interinstitucionais junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O grupo foi liderado pelo Vice-reitor da URCA, o Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, além do Professor Sergio Vilaça, Diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens – URCA, Professor Álamo Feitosa, do Laboratório de Paleontologia da URCA e Curador Científico do Museu, Professor Renan Bantin e a Professora Flaviana Lima, ambos da Equipe Técnica do Museu de Paleontologia e professores do Departamento de Biologia da URCA. O evento aconteceu no último dia 13.

O Reitor da UFRJ, Roberto Leher, afirma que o protocolo permite avançar positivamente nas parcerias entre as duas Universidades, trocando experiências nos seus campos de expertise, firmando intercâmbios entre docentes, discentes, pesquisadores e corpo técnico-administrativo. Na ocasião, o Vice-Reitor da URCA, Prof. Lima Júnior, destacou a importância do Termo. “Estamos formalizando uma grande parceria já existente, principalmente no âmbito do desenvolvimento da pesquisa paleontológica entre os pesquisadores da UFRJ e da URCA. Que possamos realizar atividades conjuntas em outros campos”, afirmou ele.

Além da assinatura do Termo, os professores da URCA participaram da solenidade de posse da nova diretoria do Museu Nacional do Rio Janeiro, que pertence à estrutura administrativa da UFRJ. A nova diretoria tem à frente o Professor Alexander Wilhelm Armin Kellner e como vice-diretora a Professora Cristiana Serejo.

O Museu Nacional comemora os 200 anos de sua criação, em 2018, e tem um dos mais ricos acervos científicos do mundo em História Natural e Antropologia, sendo consulta relevante no desenvolvimento das mais importantes pesquisas nestes campos. Está sediado na Quinta da Boa Vista, Paço de São Cristóvão, antiga residência da família imperial brasileira.

Foi realizada também uma Reunião de Trabalho com a Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN), para conhecimento de uma experiência estratégica de suporte ao Museu, almejando uma prática similar com o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens.

A SAMN é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, que tem por finalidade apoiar as atividades do Museu Nacional e projetos relacionados à conservação do meio ambiente, do patrimônio científico, artístico e cultural, dentre outros. Desde a sua criação, em 13 de janeiro de 1937, a SAMN tem apoiado diversas atividades de pesquisa e eventos desenvolvidos pelos docentes do Museu Nacional, produzindo e divulgando informações importantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira.