Geopark Araripe é destacado durante lançamento da Rota Cariri

3 de março de 2020 - 16:52

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Geopark Araripe, esteve representada na manhã desta terça-feira, durante o lançamento do Rota Cariri, pela Secretaria de Turismo do Estado, em parceria com a Secretaria de Cultura, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), incluindo no roteiro seis municípios da região.

Estiveram presentes o coordenador geral do Geopark Araripe, Nivaldo Sares, o coordenador de Cultura, o Professor Patrício Melo, e os professores Eduardo Guimarães e Jeane Sidrim.

Fazem parte do Roteiro as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda e o Município de Assaré. Dessas cidades, apenas Assaré não consta com os geossítios. A Rota estabelecida pelo Estado, destaca consideravelmente a área relacionada ao Geopark Araripe como essencial no processo de fortalecimento do turismo internacional na região, por ser área reconhecida pela Unesco.

O Secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, destacou o importante papel do Geopark nesse processo, reconhecidamente uma área que engloba e destaca o roteiro na região. O Secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piuba, ressaltou a importância do Geopark Araripe, durante a apresentação da Rota Cariri, e falou do trabalho que vem sendo desenvolvido para o reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.

Esse trabalho vem sendo realizado através de uma comissão técnica, incluindo instituições como a Universidade Regional do Cariri (URCA), Fundação Casa Grande, Fecomércio, Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, entre outras instituições. O trabalho deve ser desenvolvido através de levantamentos técnicos para avaliação, de forma detalhada, durante dois anos. (Fotos: Lino Fly)