GeoPark Araripe participa do Congresso Adventure Sports Fair
7 de novembro de 2017 - 15:35
Entre os dias 27 a 29 de outubro, o GeoPark Araripe participou do Congresso de Aventura, na Exposição de São Paulo, no Centro de Convenções. Este é o principal evento da América Latina dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura. Lançado em 1999, a feira se fortalece a cada nova edição e é reconhecida cada vez mais como referência no setor de aventura ao reunir as principais marcas, destinos, agências governamentais e aventureiros em um único evento.
Ao representar o GeoPark Araripe, o professor Eduardo da Silva Guimarães, coordenador do setor de Desenvolvimento Territorial e Geoturismo, ministrou a palestra “GeoPark Araripe Mundial Unesco: Estilo de Vida Ativo e Saudável”. O programa UNESCO de Geoparques Mundiais tem em sua essência o desenvolvimento regional sustentável a partir da valorização do patrimônio geológico em conexão com todos os outros aspectos do patrimônio natural e cultural.
Em sua fala, o professor Eduardo destacou que o turismo de saúde e o “exercício verde” têm uma significativa contribuição na valorização da região, seus produtos, serviços e no reconhecimento como um destino relevante para o turismo de aventura. Neste contexto a proposta mundial de Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis (Health Parks Health People) busca reconhecer, valorizar, incentivar e empodeirar as pessoas a conectarem-se as áreas naturais de forma ativa e saudável a partir de práticas físicas programadas ou incidentais e o esporte de aventura apresentam-se como uma relevante possibilidade de potencializar os negócios e ofertar experiências outdoor únicas e encantadoras a seus visitantes valorizando assim todos os territórios Geoparks UNESCO distribuídos por todo o mundo.
Na ocasião, a Equipe do GeoPark Araripe recebeu o Prefeito Leonardo Dourado e o Secretário de Turismo e Cultura Duda Félix do município Morro do Chapéu-BA. É importante ressaltar que o Projeto GeoPark Morro do Chapéu tem a colaboração do Araripe GeoPark Mundial UNESCO.
O momento permitiu ainda a discussão de uma parceria entre as irmãs Chapada do Araripe e Chapada Diamantina a fim de promover as regiões no cenário turístico nacional e internacional.