Geopark Araripe passa a integrar a diretoria da Associação Brasileira de Proteção ao Patrimônio Geológico e Mineiro

24 de outubro de 2017 - 10:00

images/stories/geopark araripe evento.jpg

Durante o IV Simpósio de Patrimônio Geológico, ocorrido na cidade de Ponta Grossa/PR, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entre os dias 09 e 14 de outubro, ocorreu a Assembleia Geral da Associação Brasileira de Proteção ao Patrimônio Geológico e Mineiro.

Na ocasião, dois Coordenadores do Geopark Araripe passaram a integrar a Diretoria da Associação Brasileira de Proteção ao Patrimônio Geológico e Mineiro: Rafael Celestino Soares (Setor de GeoConservação), como suplente da Direção Executiva e Giane Taeko Mori Rodella (Setor de Cultura e Turismo), como membro da Coordenação de Tesouraria.

A integração do Geopark Araripe com a Associação se faz importante no cenário nacional, pois, ainda no calendário deste ano, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) deverá apresentar à Casa Civil os membros da Comissão Nacional para avaliar as inscrições de geoparques nacionais aspirantes ao Programa da UNESCO. E, na pauta da CPRM apresentada durante o IVSBPG, não constava membro representativo da Associação. O Geopark Araripe, como primeiro Geopark da Rede Global na América Latina, agora está representado dentro da Associação, e deve reforçar o discurso sobre a necessidade desta inclusão.

Desse modo, o Geopark Araripe fortalece o pensamento sobre a importância de um membro da Associação Brasileira de Proteção ao Patrimônio Geológico e Mineiro para compor a Comissão Nacional, visto que os demais membros propostos não representam os grupos técnicos e científicos do país.