Geopark/URCA participam da 1ª Universidade Internacional de Verão do Programa Cátedras UNESCO
20 de julho de 2017 - 17:28
O Araripe Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade Regional do Cariri (URCA) estiveram presentes na 1ª. Universidade Internacional de Verão (1st. International Summer University) sobre Georparks, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis. O curso faz parte da Cátedra da UNESCO sob o mesmo título, que tem à frente a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) sendo a URCA e o Geopark Araripe seus parceiros institucionais, dentre outras universidades.
Foram três semanas de atividades teóricas e práticas, com uma programação de aulas estruturadas em dois grandes eixos: Geoparks e Desenvolvimento Regional Sustentável e Geoparks e Estilos de Vida Saudáveis. Os conteúdos versaram campos de estudos multidisciplinares, versando temas como a constituição e os requerimentos para implantação de geoparques; a necessidade de estratégias de desenvolvimento pautado em preocupações com a preservação dos patrimônios geológico, cultural, histórico, social, econômico e ambiental; algumas experiências de geoparques pelo mundo; os impactos econômicos de projetos integradores como o geoparque e a sua promoção do desenvolvimento. Aulas de campo eram realizadas de forma intercalada, integralizando a proposta curricular.
O professor Francisco do O’ de Lima Júnior, vice-reitor da URCA e membro da equipe gestora do Geopark Araripe,ministrou o módulo de aulas sobre Desenvolvimento Endógeno e Governança Territorial, finalizando com os exemplos da experiência do Araripe Geopark Mundial da UNESCO, primeiro Geopark UNESCO das Américas e ainda único do Brasil.
O curso foi ministrado em inglês e seus participantes eram provenientes de várias partes do mundo, pertencentes a geoparques e/ou universidades de países da Europa (Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Inglaterra, Alemanha), da África (Camarões e Cabo Verde), da América do Norte (Canadá) e da América Latina (Antígua e Barbuda, México, Brasil).
O Programa Cátedras da UNESCO tem caráter interdisciplinar e permite à comunidade acadêmica mundial se associar à ação da UNESCO para o alcance dos objetivos da Agenda Global. Segundo a Organização no documento de sua 26ª. Conferência Geral realizada ainda em 1992, que criou o Programa Cátedras, a principal meta a ser alcançada é promover pontes entre os circuitos acadêmicos, sociedade civil e comunidades à investigação e adoção de decisões políticas, criando polos de excelência e inovação à escala regional e sub-regional.
A URCA faz parte do grupo de Universidades que integram esta estratégia.