Governo autoriza PCCV dos servidores da URCA, UVA E UECE
3 de outubro de 2016 - 10:07
Na tarde de quinta-feira (29/09) foi anunciado aos servidores da URCA aprovação do Projeto do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos Servidores Técnico- administrativos da Universidade Regional do Cariri (URCA), UVA e UECE. A notícia foi recebida com alívio por parte dos presentes e representa um passo a mais de uma luta de nove anos pela aprovação do plano.
De acordo com a Diretora do Departamento Pessoal (DP), Francy Lobo, a aprovação foi anunciada durante reunião na última quarta-feira (28/09) no Gabinete do Governador, em Fortaleza. Entre os presentes estavam o Chefe de Gabinete da Urca, professor Germane Pinto, os servidores José Nilton e Luiz José, o Chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista, o Secretário de Planejamento, Hugo Santana, o Reitor em exercício da UECE, Hidelbrando Soares e servidores da UVA, bem como Luiz Carlos Dodthe e o Presidente do SINSESC, Abraão Alan.
O projeto do PCCV iniciou ainda no final da gestão do então Governador Cid Gomes e foi acolhido na gestão do atual Governador Camilo Santana, que em visita ao Cariri, garantiu a aprovação do referido plano aos servidores interessados. A negociação vem transcorrendo durante todo o ano de 2015 até a presente data. O projeto do PCCV será encaminhado este mês de outubro para aprovação na Assembleia Legislativa, o que também já está garantido.
Com a implantação em janeiro/2017, do PCCV, serão beneficiados mais de mil servidores das três Universidades, que serão enquadrados funcionalmente nas classes e referências da carreira. Será também instituída a Gratificação de Titulação para os portadores do título de Especialista, Mestre e Doutorado; manutenção do abono permanência; criação de nova gratificação para servidores da ativa que aderirem ao plano, permanecendo no mínimo mais cinco anos antes do afastamento para aposentadoria, sugestão do Titular da Seplag.
Também foi anunciada a realização do Concurso Público para técnico-administrativo com 28 vagas, o primeiro da Urca. De acordo com Francy Lobo, esse é um momento histórico na vida dos servidores da Urca. “O Chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista, garantiu que o nosso PCCV entrará em vigor a partir de janeiro de 2017”, afirmou.
Para a servidora Andeciele Rolim, com a equiparação e as novas funções, todo mundo vai ganhar. “Havia até uma revolta entre os funcionários que se qualificaram, mas não ganhavam um salário melhor”, enfatizou. “Eu acho muito justa a aprovação, que representa a conquista de uma batalha”, concluiu.