Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima completa 24 anos de fundação
19 de setembro de 2016 - 15:52
Hoje dia 19 de setembro de 2016 o Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima (HCDAL) da Universidade Regional do Cariri completa 24 anos de existência. Fundado em 19 de setembro de 1992 pelo Reitor Manoel Edílson do Nascimento, tendo como primeira curadora a Professora Maria Ivonete Carneiro de Oliveira Louro no ano de sua criação, o HCDAL possuía um acervo com cerca de 330 exsicatas.
Entre os trabalhos desenvolvidos no âmbito do referido herbário estão à documentação da Flora da região do Cariri, bem como a identificação de espécies trabalhadas por diversos grupos de pesquisas da própria instituição e de outras da região. Sua coleção é composta por espécies da flora regional, principalmente da existente na Chapada do Araripe, em áreas de Cerrado, Cerradão, Carrasco e Mata Úmida, e por materiais botânicos oriundos de doações e permutas com outras instituições.
Seu acervo é composto de 12.228 registros, revisados, conservados, tratados e organizados com base no APG (2003). O programa de coletas do HCDAL é direcionado à região do Cariri e aos municípios do Piauí e de Pernambuco, próximos a Chapada do Araripe. O HCDAL tem atendido graduandos, mestrandos e doutorandos da Universidade Regional do Cariri, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Maria, Faculdade Leão Sampaio, entre outras. Estas amostras provêm, em sua maioria, do Ceará (86%), com coletas provenientes de projetos dos docentes e discentes do Programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular da URCA, tendo amostradas espécies arbóreas, arbustivas, subarbustivas, herbáceas, epífitas e demais formas de vida coletadas. As famílias mais representativas em número de espécimes são Fabaceae (916), Euphorbiaceae (300), Asteraceae (230), Myrtaceae (168) e Rubiaceae (167). O HCDAL possui ainda uma pequena coleção de samambaias e licófitas (60 espécies). A coleção não conta com tipos nomenclaturais.
Atualmente o acervo está sendo informatizado com o auxílio do programa Brahms, tendo sido digitalizadas 6.416 exsicatas. O acervo está disponibilizado através do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil e no Reflora.
Além disso, a partir de 2016 a coleção será fotografada e disponibilizada aos portais mencionados.
Abrigado em uma área de aproximadamente 60 m2, o acervo é acomodado em armários de metal e a climatização é proporcionada por dois aparelhos de ar-condicionado e quatro desumidificadores. Atualmente, foi finalizado sua ampliação e aquisição de equipamentos orçados em 660 mil reais, financiados pelo FINEP.
O herbário conta com os serviços de uma docente do Departamento de Ciências Biológicas, uma bolsista de Pós-doutorado, que auxiliam nas identificações botânicas, e de um auxiliar técnico (exclusivo), que apoia a secagem, montagem de exsicatas e controle sanitário, bem como separação de amostras para envio dos especialistas. A informatização, confecção de etiquetas e acomodação no acervo são atribuições de bolsistas de Iniciação Científica, apoio técnico e voluntários, alunos de graduação da URCA. Além das atividades de pesquisa do departamento, o HCDAL atende pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Bioprospecção Molecular e Enfermagem, da Universidade Regional do Cariri. O HCDAL faz intercâmbios de material com diversas instituições nacionais, especialmente com o Herbário Prisco Bezerra, Herbário Sérgio Tavares e o Herbário Francisco de Abreu Matos. Os intercâmbios englobam a doação de duplicatas visando identificação por pesquisadores ou somente para o incremento no acervo.
Amostras da coleção podem ser emprestadas a especialistas, por períodos determinados, através das curadorias dos herbários (http://www.urca.br/hcdal/).
Em comemoração aos 24 anos do HCDAL a curadoria do referido herbário em parceria com as Pró-Reitoria de Extensão e de Graduação promovem a abertura no Restaurante Universitário da exposição “Chapada de Flor” retratando as flores das espécies nativas da Chapada do Araripe.