Homenagem à Profa. Edith Menezes de Oliveira (in memorian)

4 de janeiro de 2018 - 11:09

Foi com enorme tristeza que recebi a infausta notícia do trágico acidente que levou a óbito a Profa. Edith Menezes e sua irmã Eliete Oliveira de Menezes.

Como é natural nesses momentos, recorremos às boas lembranças e melhores legados deixados por quem parte. E com a Profa. Edith me veio a infindável enumeração de boas lembranças, ensinamentos, valores, conhecimentos e maturidade.

Certa vez, nas etapas finais de elaboração de minha tese de doutoramento, precisei de acesso a alguns arquivos digitalizados sobre a Geografia Urbana do Ceará, na Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLECH) da USP. Para facilitar o acesso, ao fazer a solicitação, em decorrência das relações de irmandade entre as instituições paulistas, me apresentei apenas como doutorando do Instituto de Economia da UNICAMP. O Diretor do Acervo indagou: em que instituição você trabalha? Ao me identificar como Professor da Universidade Regional do Cariri veio a melhor surpresa quando o referido Diretor, com um sorriso espontâneo e se colocando totalmente à disposição disse: Porque você não falou logo que vem da URCA da Profa. Edith Menezes? E começou a relatar a grande presença de espírito e grande conhecimento nas passagens dela por lá, quando inclusive foi colega do grande geógrafo brasileiro, Milton Santos.

Isso me deu mais orgulho de ser da URCA, uma satisfação imensa de ser bem recebido em uma das grandes instituições de pesquisa e formação em nível de ensino superior da América Latina, que me tinha como referência a Profa. Edith da URCA, do Cariri. Ela sempre ficava muito lisonjeada quando lhe falava o relato desta passagem comigo que por insignificante que seja, reflete um pouco de sua grande trajetória. Ficava o ensinamento de que é com os pés e a visão dados pela região a que pertencemos que ganhamos o mundo e entendemos as leis de suas regularidades.

Edith é inquestionavelmente da URCA, nossa referência. Uma das grandes personagens nas lutas de implantação desta Universidade e por isso figurava entre o grupo que denominamos reconhecidamente e com muito carinho de “Pais Fundadores”.

É sempre honroso lembrar que a comunidade acadêmica e a sociedade regional emitiram muitas congratulações, acerca dos dois importantes momentos comemorativos dos 30 Anos da URCA, o primeiro em 06 de junho de 2016, comemorando a criação e o segundo em 07 de março de 2017, comemorando a instalação da Universidade. Para planejarmos cuidadosamente momentos tão importantes, fomos beber das melhores fontes que eram os relatos, sugestões e proposições dos professores e funcionários que participaram da fundação da URCA, cotejando com a grandiosidade do que a nossa Universidade é hoje. A festa foi toda pensada nas sugestões da Profa. Edith Menezes, cujas palavras inclusive fundamentaram a fala oficial da Administração Superior naquela ocasião.

Edith nos deu um relato com muita emoção, farto de detalhes importantes que já estavam preteridos nas memórias mais presentes, repleto de justiça histórica com os companheiros participantes de uma empreitada que mudou os destinos e as possibilidades de progresso de uma cidade e de sua região.

Uma característica comum aos grandes mestres e intelectuais da humanidade está na receptividade e diálogo tolerante e construtivo com as novas gerações. Na verdade tal característica acaba se constituindo num método de dar existência e continuidade. Com isto, ela se tornou mestra de muitos. Além desta qualidade, a altivez, a capacidade de trabalho, a busca de novas agendas de estudo e pesquisa, a mente sempre em funcionamento e à frente, o abraço acolhedor eram marcas da Profa. Edith Menezes de Oliveira.

Ficamos órfãos. Em tempos tão contingentes e incertos acerca de como seguir diante das contraditoriedades e desafios que o mundo atual nos impõe, reavivar as lições, as qualidades e a vida da Profa. Edith Menezes com toda certeza ajudará a nos manter próximos da sua memória e munidos da melhor instrução de combate.

Francisco do O’ de Lima Júnior

Professor do Departamento de Economia e Vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)