I Encontro de Práticas Inclusivas no Ensino Superior realizado na URCA
1 de novembro de 2018 - 12:54
A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou o I Encontro de Práticas Inclusivas no Ensino Superior, coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Núcleo de Acessibilidade, nesta última terça-feira (30/10), no Salão de Atos, Campus Pimenta.
A solenidade de abertura contou com a presença da Pró-Reitor de Graduação, Egberto Melo, da Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URCA, Marla Vieira e do Membro do Núcleo de Acessibilidade da URCA e Coordenador do evento, Fábio Alexandre.
O evento teve inicio com a execução do hino nacional através da língua brasileira de sinais. Logo após, o Pro-Reitor de Graduação, Egberto Melo, destaca a relevância do evento para a Instituição. ” Este evento tem uma grande importância para a Universidade, pois a URCA é pioneira nessa proposta, e mesmo com dificuldades institucionais e financeiras o Núcleo realiza vem realizando ações de acessibilidade necessárias ao ingresso, permanência, participação e autonomia das pessoas com deficiência” disse.
Em seguida, a Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URCA, Marla Vieira fala sobre o Processo Seletivo Unificado 2019.1, o primeiro vestibular da Instituição com cotas para pessoas com deficiência. ” Nós temos em média uma a duas vagas por curso para pessoas com deficiência, então, nós vamos povoar essa Universidade” relata.
Após, aconteceu a primeira palestra “Práticas Inclusivas no Ensino Superior”, ministrada pela professora Dra. Sônia Maria de LIra. O evento ainda contou com mesa redonda, palestras e apresentação cultural.