I Seminário Nacional de História Social dos Sertões aberto nesta segunda-feira, 16, na URCA

17 de abril de 2018 - 01:08

images/stories/seminrio de histria aberto  7.jpg

Aberto na noite desta segunda-feira, 16, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o I Seminário Nacional de História Social dos Sertões/II Colóquio de História Social dos Sertões, que este ano traz como temática O papel da História na compreensão do “Brasil profundo”. O objetivo é desenvolver as reflexões sobre os sertões brasileiros, o chamado “Brasil profundo”, a partir do enfoque da História Social e suas questões conceituais e metodológicas.

A abertura foi realizada com uma homenagem ao professor do Curso de História da URCA, falecido em dezembro do ano passado, José Bendimar. Foi entregue à família do docente o certificado pelo seu trabalho na realização do seminário. Em seguida, o Vice-Reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior, destacou a iniciativa de um evento que já nasce vitorioso em sua primeira edição, não só pelo número de inscritos, mas pela agenda que se propõe. “Estamos em uma reunião que tem muito a ver com essa definição dos sertões, não apenas nordestinos, mas interiorizado, como a própria definição disse”, afirma.

O evento acontece até o próximo dia 19 de abril. Conta com professores pesquisadores de diversos estados brasileiros. O seminário conta com vários apoiadores, que foram destacados por um dos organizadores, Professor Darlan Reis. Ele ressaltou docentes, alunos (monitores), assistentes, docentes do Departamento de História, membros da administração a URCA, Sindurca, Grunec, Geopark, CA de História, Labore, Mestrado Profissional em História, entre outros.

Na abertura, a Coordenadora Geral do I Seminário Nacional de História Social dos Sertões e também palestrante no evento, Ana Isabel Cortez Reis, Docente do Curso de História da URCA ressaltou que esse Brasil profundo em estudo, não é o apresentado pelas novelas, mas traz um caráter de grandeza e diversidade.

Na parte da tarde foi realizada uma mesa com os integrantes de movimentos sociais da região, expondo suas experiências e a interpretação deles sobre esse Brasil profundo, com mesa redonda especial, sobre Lutas, labutas, e resistência dos trabalhadores(as) rurais no presente

Após apresentação da artista Maria Luiza Souza e sua sanfona e homenagem ao Professor Bendimar, foi iniciada a conferência “Episódios dramáticos do Ceará colonial” –, com o Professor Dr. Ronaldo Vainfas, com Coordenação Prof.ª Dr.ª Márcia Motta.

Em seguida, aconteceu a Mesa redonda 1, História indígena: caminhos e fronteiras -, com a Profª Drª Marina Monteiro Machado, Prof. Dr. Antônio José de Oliveira, e coordenação Profª Drª Paula Cristiane de Lyra Santos. Nesta terça-feira, a programação continua com Mesa Redonda 2, Migrações no Brasil Profundo – Norte e Nordeste, a partir das 8 horas.

​​

Veja Programação

Dia 17/04/2018 (Terça-feira):

De 08 às 11h – Mesa Redonda 2, Migrações no Brasil Profundo – Norte e Nordeste –

Profª Drª Edilza Fontes, Prof. Me. Glauco Fernandes, Coordenação Profª Maria Arleilma Ferreira de Sousa.

Local: Salão de Atos.

De 14 às 18h – Simpósios Temáticos – primeiro dia.

De 19 às 21h – Mesa Redonda 3, Da propriedade e da desigualdade nos sertões –

Profª Drª Márcia Maria Menendes Motta, Prof. Dr. Darlan de Oliveira Reis Junior, Coordenação Profª Me. Ana Cristina de Sales.

Local: Salão de Atos.

Dia 18/04/2018 (Quarta-Feira):

De 08 às 11h – Mesa redonda 4, As resistências dos trabalhadores nos sertões –

Prof. Dr. Frederico de Castro Neves, Prof. Dr. Tyrone Apollo Pontes Cândido, Prof. Dr. Samuel Maupeou, Coordenação Graduando Antonio Carlos Dias de Oliveira.

Local: Salão de Atos.

De 14 às 18h – Simpósios Temáticos – segundo dia.

De 19 às 21h – Mesa redonda 5, Natureza e Território nos sertões do Brasil –

Prof. Dr. Antonio Eurípedes Funes, Profª Drª Ana Isabel R. Parente Reis, Coordenação Profª Mestranda Maria Dalva Conceição.

Local: Salão de Atos.

Dia 19/04/2018 (Quinta-Feira):

De 08 às 11h – ​Mesa redonda 6, Culturas e racialização nos sertões –

Profª Drª Maria Telvira da Conceição, Prof. Dr. Raimundo Nonato de Souza, Prof. Dr. Manoel Carlos, Coordenação Profª Me. Fatiana Carla Araújo.

De 14 às 18 horas – Minicursos/Oficinas.

De 14 às 16:00 – Reunião Administrativa do Colóquio – Balanços e perspectivas para a História Social dos Sertões.

De 17 às 18:30 – Lançamentos de livros e revistas – Auditório do Geopark Araripe.

De 18:30 às 19:30 – Apresentação cultural – Salão de Atos.

De 19:30 às 21 horas – Mesa redonda 7, Formação da Nação e movimentos sociais no Brasil profundo –

Prof. Dr. Marcus Carvalho, Profª Drª Ana Sara Cortez Irffi, Coordenação Prof. Me. Maria de Fátima Pinho.

Local: Salão de Atos.

Dia 20/04/2018 (Sexta-Feira):

Visita ao Geopark Araripe, geossítios – a ser combinada.