Inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Letras terão início dia 29 de abril
28 de março de 2019 - 15:11
O Programa de Pós-Graduação em Letras publicará, nos próximos dias, o Edital que regulará o Processo Seletivo 2019. As inscrições terão início em 29 de abril e terminam em 31 de maio. A documentação necessária à inscrição e o cronograma detalhado do PS-2019 serão conhecidos a partir da divulgação do documento.
A bibliografia para estudo já foi decidida pelo Colegiado do Programa:
Para todos (as) os (as) candidatos e candidatas:
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SOBRAL, Adail. A concepção de autoria do “Círculo Bakhtin, Medvedev, Voloshinov”: confrontos e definições. Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 1, n. 2, p. 123-142, 2012.
Para os (as) candidatos e candidatas da Linha Língua, discurso e identidades:
GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. 2. ed. São Carlos: Claraluz, 2006.
MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Para os (as) candidatos e candidatas da Linha Poéticas da palavra, Cultura e Sociedade:
CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: ______. A educação pela noite. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. p. 169-196.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: ______. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 9-27.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2014.
O modelo de projeto proposto, por sua vez, deve ter a seguinte estrutura:
O projeto será avaliado considerando os seguintes critérios:O projeto deverá indicar, na capa, a área de concentração do Programa (Linguagem e Cultura) e a linha de pesquisa do Programa pretendida (Linha 1: Língua, Discurso e Identidades ou Linha 2: Poéticas da palavra, Cultura e Sociedade).
a) Coerência interna do Projeto e sua adequação à área de concentração do Programa.
b) Adequação à linha de pesquisa escolhida.
c) Adequação a projeto de pesquisa de docente do programa.
d) Capacidade de apresentar um problema de pesquisa e contextualizá-lo.
e) Capacidade de apresentar uma justificativa pertinente e convincente para a realização do projeto de pesquisa.
f) Pertinência da opção metodológica ao objeto de estudo.
g) Domínio, conhecimento e profundidade do suporte teórico adotado no projeto.
h) Viabilidade de realização no prazo de 02 (dois) anos.
i) Observância aos aspectos linguístico-formais de expressão e de organização textual.
j) Atendimento às recomendações de organização do gênero projeto de pesquisa.
O Colegiado também adotou procedimentos referentes às cotas e à transparência e lisura do Processo Seletivo. Haverá dez vagas para ampla concorrência, três para candidatos autodeclarados pretos, índios ou quilombolas, duas vagas para travestis ou transexuais e uma vaga para pessoas com deficiências. As vagas para cotistas serão remanejadas para a ampla concorrência se não houver candidata ou candidato aprovados. Por outro lado, as bancas de correção de provas e entrevistas serão compostas de modo a evitar que orientadores participem da avaliação de ex-orientandos ou de pessoas com quem tenham publicado em coautoria nos últimos quatro anos.